O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) usou as redes sociais, nesta quinta-feira (18), para tecer críticas ao veículo de TV GloboNews. A crítica ocorreu após comentários de jornalistas da emissora a respeito da viagem do presidente Jair Bolsonaro ao Oriente Médio.
Na publicação, o parlamentar compartilhou um vídeo em que os comunicadores fazem um paralelo entre a recepção do atual chefe do Executivo no exterior, e de como tem sido a acolhida de Lula fora do país.
Para Jordy, o canal de TV fez, de modo explícito, uma campanha em prol do petista.
“GloboNews fazendo campanha abertamente para Lula. [Eles o] Chamam de presidente e estadista, elogiam, falam que ele foi aplaudido pela esquerda e dizem que a prisão e a condenação dele não abalaram a credibilidade do maior corruPTo do país. Se fosse Beira-Mar contra Bolsonaro, fariam o mesmo”, escreveu o deputado.
Globonews fazendo campanha abertamente para Lula. Chamam de Presidente e estadista, elogiam, falam q ele foi aplaudido pela esquerda e dizem que a prisão e condenação dele não abalaram a credibilidade do maior corruPTo do país. Se fosse Beira-Mar contra Bolsonaro, fariam o mesmo! pic.twitter.com/V5jbO8imKC
— Carlos Jordy (@carlosjordy) November 18, 2021
Entenda o caso
Na quarta-feira, 17 de novembro, durante o programa ‘Em Pauta’, a edição destacou o ‘giro’ de Lula na Europa. Na ocasião, foi dito que o líder petista foi “recebido por Macron com protocolos de chefe de Estado”.
Na sequência, a tela da emissora exibiu um letreiro que trazia a seguinte mensagem: “Bolsonaro é fiasco internacional; Lula é sucesso”, em referência a uma fala da comentarista Eliane Cantanhêde.
De acordo com Cantanhêde, a viagem do esquerdista pela Europa foi um “gesto muito bem calculado e de grande sucesso do ex-presidente Lula, porque a comparação das viagens internacionais do Bolsonaro com essa turnê internacional do Lula… desculpa, mas é acachapante [a diferença]”.
“Todos os presidentes brasileiros aproveitam a ida à ONU para conversas importantes bilaterais. O presidente Bolsonaro foi com uma comitiva enorme, ficou comendo pizza na rua, não falou coisa com coisa, foi defender cloroquina e não teve nenhuma conversa bilateral de peso em Nova York. […] Foi para o G20 […] e passou em branco, e sequer foi para a COP26”, frisou a comentarista.
“Já o ex-presidente Lula — olha o oposto. Numa rápida passagem pela Europa, se comporta como estadista; é recebido no Parlamento Europeu; é aplaudido de pé pelo segmento de esquerda do Parlamento Europeu […]; é recebido com honras de estadista pelo Macron, que é nada mais, nada menos que o presidente da França, um símbolo da democracia e um parceiro histórico do Brasil; e é recebido pelo futuro da Europa, Olaf Scholz, que é o favorito para substituir a Angela Merkel na Alemanha, que é a nossa maior parceira comercial na Europa”, prosseguiu.
“É uma diferença acachapante. Lula faz um contraponto direto com Bolsonaro, que é um fiasco em suas investidas internacionais; e o Lula é um sucesso, porque ele é o personagem político mais reconhecido no mundo todo. E não venham me dizer que eu estou fazendo campanha para o Lula, porque isso é mentira; estou constatando; estou falando da realidade!”, completou Eliane Cantanhêde.
As colocações positivas em torno de Lula duraram cerca de 20 minutos, incluindo pontuações de que o ex-presidente possuía comportamento “polido”, além de reiterarem que “ninguém quer falar com o Bolsonaro”.
O Conexão Política buscou contato com a GloboNews, mas não obteve êxito até o fechamento desta matéria. O texto será atualizado em caso de deliberação oficial.