Especialistas em saúde estão preocupados preocupam com 116 pacientes que já estavam curados e agora testaram novamente positivo para o coronavírus chinês. Investigações estão sendo feitas para descobrir se os pacientes foram infectados por uma segunda vez ou se o vírus chinês ainda estava presente no corpo e foi reativado de alguma forma.
Nas últimas 24 horas, a Coreia do Sul relatou uma queda de novas infecções por coronavírus chinês. A tendência de queda, iniciada no final da semana passada, parece continuar. Desde sexta-feira da semana passada (10), o número de novas infecções diárias permaneceu abaixo de 30.
O fato de 116 pacientes curados terem sido testados novamente positivo é preocupante para muitos especialistas.
Segundo o diretor dos Centros Coreanos de Controle e Prevenção de Doenças, Jeong Eunkyeong, o vírus chinês provavelmente se reativou e, portanto, os pacientes não teriam sido ‘reinfectados’.
Testes defeituosos ou restos do vírus no corpo
Outros especialistas dizem que isso pode ocorrer devido a testes defeituosos. Mas, segundo eles, existe a opção de que ainda haja restos do vírus nos corpos dos pacientes. Então, eles não seriam mais contagiosos e não haveria nenhum perigo para sua saúde.
No total, mais de 10.500 pessoas na Coreia do Sul foram infectadas com o coronavírus chinês, quase 950 das quais contraíram a doença no exterior. Houve 222 mortes. O pico na Coreia do Sul ocorreu em fevereiro, quando pelo menos 900 novas infecções foram registradas em um dia.