O ministro Osmar Terra disse ao jornalista Valdo Cruz, do G1, informou que vai apresentar uma recomendação para que o governo tenha acesso a dados de declarações de Imposto de Renda dos beneficiários do Bolsa Família.
Na visão do ministro, apor meio dessa medida será possível avançar ainda mais no combate a fraudes no programa, com o cruzamento de dados do IR com o cadastro de famílias que recebem o benefício.
“Eu devo falar com o presidente Bolsonaro nesta semana sobre uma proposta para combater fraudes no Bolsa Família. Hoje, temos dificuldades em ter acesso a dados de renda das famílias que recebem o benefício. Se tivermos a autorização para ter acesso aos dados deles de declaração de Imposto de Renda, a checagem seria quase que automática e reduziria as irregularidades no programa.”
E acrescentou:
“Eu acredito que os parlamentares vão aprovar, afinal quem recebe Bolsa Família é isento de IR. Se encontrarmos alguém com renda mais elevada neste cruzamento, o controle de fraudes ficaria bem mais eficaz.”