O presidente Jair Bolsonaro está em Osaka, no Japão, para participar da cúpula do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do planeta.
O chefe do Executivo já se reuniu com o secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e com o presidente do Banco Mundial. Além desses encontros, também estão previstas reuniões bilaterais.
O presidente brasileiro também participou de uma reunião entre os BRICS, grupo econômico que envolve Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
De acordo com uma fonte que integra a comitiva do Japão, Jair Bolsonaro foi o líder que incentivou, organizou e presidiu a reunião com os BRICS.
A postura do mandatário brasileiro foi elogiada por todos os chefes de Estado que integram o grupo.
Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, desejou “parabéns ao presidente Jair Bolsonaro por sua recente eleição e como mandatário desta reunião”.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, agradeceu a Bolsonaro por “ter criado essa oportunidade de encontro”.
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, disse estar grato ao presidente brasileiro pela “iniciativa de ter feito essa reunião”.
Já Xi Jinping, presidente da China, também agradeceu pela organização do evento.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR