Redes Sociais

Europa

“O maior escândalo da Europa desde a II Guerra Mundial”: IbizaGate – como jornalistas de Soros derrubaram o Governo Austríaco

Thaís Garcia

Publicado

em

Por Collin McMahon para o The Gateway Pundit

Um ano atrás, um vídeo vazado que parecia mostrar o chefe do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), Heinz Christian Strache, conspirando com os russos para assumir o controle do jornal local que derrubou o governo de centro-direita. No processo judicial, surgiu um vídeo exonerando Strache e seu colega Johann Gudenus. Aparentemente, os “jornalistas” ligados a Soros que divulgaram a história omitiram deliberadamente as partes exoneradoras.

Foi um cenário saído diretamente da série “Missão Impossível” dos anos 1970: em 2016-17, o Partido da Liberdade austríaco de direita liderava as pesquisas na Áustria por causa de sua oposição à política ilegal de Fronteiras Abertas da Europa para todos, de Angela Merkel. Em um cenário que ecoa a “Reunião no Trump Twower“do Fusion GPS, o carismático chefe do partido Strache e o igualmente popular ex-líder da ala jovem Gudenus foram atraídos para uma mansão na moderna ilha de Ibiza, na Espanha, com a esposa de Gudenus para se encontrar com a suposta “sobrinha de um oligarca russo” com o nome de Alyona Makarova, que prometia investimentos na mídia austríaca em troca de lucrativos contratos governamentais. Desde então, “Makarova” desapareceu e é procurada para interrogatório pela polícia austríaca.

A Polícia Federal austríaca divulgou fotos da mulher chamada “Alyona Makarova”, que atualmente é procurada para interrogatório pela polícia.

A reunião acabou sendo uma armação encenada com know-how e equipamento da inteligência por atores desconhecidos. A mansão foi totalmente conectada para áudio e vídeo, produzindo cerca de 20 horas de gravações entre 22 e 25 de julho de 2017, sem o conhecimento de Strache e Gudenus. Durante uma reunião movida a vodca, os políticos, a mulher se passando por Alyona Makarova e seu companheiro, o detetive particular Julian H., discutiram uma possível compra do principal jornal austríaco “Krone”, atualmente de propriedade da editora alemã Funke, que tem laços estreitos com o partido social-democrata alemão de esquerda no poder.

Por razões desconhecidas, essas gravações foram guardadas por dois anos, possivelmente em uma tentativa de chantagear Strache e Gudenus. Durante esse tempo, o FPÖ se juntou a uma coalizão governamental com o chanceler Sebastian Kurz e seu Partido Popular Austríaco (ÖVP), de centro-direita. O Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ) recebeu o Ministério do Interior e procedeu à implementação de uma política rigorosa de combate à imigração ilegal, rebatizando “Centros de Refugiados” em “Centros de Partida”. De forma polêmica, o ministro do Interior, Herbert Kickl, também ordenou uma batida policial de elite da SWAT no departamento austríaco do FBI, que espionava o FPÖ há anos. A coalizão de centro-direita era muito popular na Áustria e surgiu como um contrapeso vocal à política de Fronteiras Abertas da UE de Angela Merkel.

Em 17 de maio, cinco dias antes das eleições da UE, seis minutos editados seletivamente do vídeo foram divulgados pelo jornal Süddeutsche e pela revista Spiegel, parecendo indiciar Strache e Gudenus por oferecerem propinas à “sobrinha russa” do oligarca, em troca de obter o controle do o principal tabloide austríaco. No escândalo que se seguiu, o governo entrou em colapso; as carreiras políticas de Strache e Gudenus pareciam encerradas. Em eleições antecipadas em setembro de 2019, o Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ) perdeu seu posto na coalizão do governo para o minúsculo Partido Verde, que agora governa a Áustria com o Partido Popular Austríaco (ÖVP), de Kurz.

Strache e Gudenus têm negado sistematicamente qualquer irregularidade e afirmado que todos os arranjos foram legais e justos. Agora, as transcrições recentemente divulgadas pelos promotores austríacos parecem confirmar essa versão da história.

A armadilha de mel [armadilha sexual] Makarova supostamente ofereceu a Strache € 270 milhões, com seu companheiro, o investigador particular Julian H. repetidamente tentando fazê-lo concordar com atos ilegais, o que Strache repetidamente recusou. Strache é citado como tendo dito: “De jeito nenhum, eu não farei esse tipo de coisa. Eu sou estritamente honesto.” Strache recusou explicitamente “propinas ou qualquer merd* assim”, como mostra a transcrição dos promotores austríacos. Ele também recusou explicitamente qualquer compensação: “Há interesses políticos e temos que pensar no que é bom para o povo e para o contribuinte. Se um empresário pode lucrar com isso, tudo bem”, disse Strache,” mas não posso me colocar em uma posição que possa ser interpretada como corrupção”.

Na gravação, o detetive particular tentou várias vezes fazer com que Strache concordasse com um quid pro quo [expressão latina que significa “tomar uma coisa por outra]. “Escute, ela quer ouvir, se ela trouxer € 270 milhões, ela vai receber de volta depois de um certo período e você terá isso”. Strache recusou categoricamente: “Sim, mas não podemos fazer isso”. A suposta “sobrinha do oligarca” então interveio novamente com um apelo à corrupção ao estilo do Leste Europeu, onde “tais coisas são possíveis”. “Não, mas sejamos claros…”, respondeu Strache, “…você se torna vulnerável com esse tipo de merd*, e eu não quero isso. Eu quero poder dormir à noite. Quero olhar no espelho pela manhã e dizer: sou limpo”.

Essas passagens, que parecem isentar completamente Strache e Gudenus, foram aparentemente omitidas deliberadamente do vídeo divulgado pelos meios de comunicação alemães Süddeutsche Zeitung e Spiegel. Os jornalistas da Süddeutsche, Frederik Obermaier e Bastian Obermayer, são membros do “International Consortium of Investigative Journalists” (ICIJ) [Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos], que, um terço, é financiado pela Open Society, de George Soros. O jornalista austríaco Florian Klenk, que divulgou a história no jornal austríaco Falter, também trabalhou para o ICIJ em 2016.

O jornalista do Spiegel, Maik Baumgärtner, divulgou uma história, em setembro de 2019, contando sobre informações do “portal investigativo” Bellingcat, vinculado a Soros, alegando que agências secretas dos EUA haviam identificado o assassino de um terrorista checheno em Berlim, para o qual o então embaixador dos EUA, Richard Grenell, tuitou: “Eu pensei que vocês tivessem verificadores de fatos? Que vergonha Spiegel – de novo – por inventar histórias sobre os EUA. Vocês nem nos ligaram para perguntar sobre essa declaração.”

Enquanto embaixador dos EUA em Berlim, Grenell criticou repetidamente a ala esquerda do Der Spiegel por sua tendência antiamericana, como relatou o Gateway Pundit.

“Isso está parecendo o maior escândalo da mídia na Europa do pós-guerra”, disse o político da direita alemã, Petr Bystron (AfD), um dos primeiros aliados de Strache e Gudenus. “Usando vídeo manipulado, um governo austríaco popular e bem-sucedido foi deposto por envolvimento estrangeiro, usando material ilegal gravado e divulgado. Heinz Christian Strache e Johann Gudenus foram deliberadamente enquadrados em uma tentativa fraudulenta de fazê-los concordar com o conluio criminoso. Embora tenham recusado veementemente, dois anos depois, o Spiegel e o Süddeutsche divulgaram vídeos enganosos para fazê-los parecer corrompidos. Esta é uma clara interferência na política austríaca pela mídia alemã com o objetivo de derrubar o governo eleito. Não vimos nada parecido na Europa Ocidental desde 1945”.

Após o conluio com a Rússia, promotores ligados a Soros e seus lacaios da mídia perseguiram líderes conservadores como Matteo Salvini na Itália, Viktor Orbán na Hungria, o Partido PiS na Polônia, Benjamin Netanyahu em Israel e Jair Bolsonaro no Brasil com casos de “disputas legais” politicamente motivadas, como o Gateway Pundit relatou. Em fevereiro, o Centro Europeu de Lei e Justiça (ECLJ) do conservador americano, Jay Sekulow, em Estrasburgo, revelou que pelo menos 22 dos 100 juízes que serviram no Tribunal Europeu de Direitos Humanos desde 2009 são ex-funcionários ou líderes de ONGs de Soros.

 

alan correa criação de sites