O jornal Folha de São Paulo inseriu diversos políticos, portais de notícias, internautas e youtubers numa imensa lista denominada de ‘GPS Ideológico’, que, segundo eles, visa analisar e detalhar o comportamento de 1,7 milhão de usuários e influenciadores políticos no Twitter.
Os autores da matéria classificam os dados como forma de posicionar perfis que são considerados influenciadores nos segmentos políticos, do ponto mais à direita ao mais à esquerda.
A localização nesse ‘mapa ideológico’ é considerada por meio da afinidade do perfil-influenciador e seus seguidores.
Dessa forma, a ferramenta detalha para qual público o perfil mais fala ou representa na rede.
O autor do algoritmo é o cientista político Pablo Barberá, da London School of Economics.
Mais à esquerda
Segundo os dados apresentados pela Folha, a Mídia Ninja e a Carta Capital reúnem um público mais à esquerda.
O algoritmo desenvolvido pelo cientista político Pablo Barberá posicionou à Folha e o G1 no centro do eixo.
Desse modo, ao meu ver, esse foi o maior exagero da matéria, pois todos nós sabemos que as mídias como Folha e G1 passam a maior parte do tempo alardeando notícias distorcidas contra o governo e a Direita.
Portanto, este é um motivo suficiente para os colocar longe da neutralidade.
No Centro-direita
Guinando numa espécie de “centro-direita”, aparecem a Jovem Pan e O Antagonista.
Mais à direita
O Conexão Política foi citado entre as 7 mídias mais influentes do eixo analisado.
Sendo a mídia de direita com o maior engajamento — reunindo um público que, de acordo com o gráfico, é considerado mais à direita.
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