O Presidente Jair Bolsonaro comemorou os resultados do mais recente leilão de transmissão de energia elétrica realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), cujos contratos foram assinados por 10 empresas nesta segunda-feira, 25, no Palácio do Planalto.
As concessões para novas linhas de transmissão irão gerar investimentos de cerca de R$ 13,2 bilhões e 28 mil empregos diretos.
“Trata-se do maior leilão de infraestrutura realizado nos últimos quatro anos pela Aneel”, comemorou Jair Bolsonaro.
Os empreendimentos estão localizados em 13 estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
O leilão com 16 lotes atingiu o deságio médio de 46%, o que provocará efeitos para a modicidade tarifária, ou seja, redução no valor da tarifa para o usuário final, afirmou o presidente.
“O mercado está confiante no setor elétrico brasileiro, que recentemente enfrentou a mais grave crise de sua história. O sucesso deste leilão é resultado direto das ações sinalizadas pelo nosso governo, buscando maior liberdade econômica e atração do capital privado para atuar no mercado de infraestrutura”, disse Jair Bolsonaro.
“No meu governo sempre buscamos manter o viés pró-mercado e trazer a iniciativa privada para investir em setores estratégicos da nossa economia”, completou.
O prazo das obras varia de 48 a 60 meses e as concessões (de 30 anos) valem a partir da data de assinatura dos contratos.