Imagem: Sérgio Lima/Poder360
O Ibope divulgou nesta terça-feira (11) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial.
É a primeira pesquisa Ibope após o atentato contra a vida de Jair Bolsonaro, ocorrido na última quinta-feira, quando um militante de extrema-esquerda o esfaqueou.
O candidato do PSL lidera, de maneira isolada, a corrida ao Planalto, com 26% das intenções de voto.
Atrás do parlamentar aparecem Ciro Gomes (PDT), com 11% — oscilação de um ponto para baixo em relação ao último levantamento — e Marina Silva (Rede), que caiu três pontos e aparece com 9%. Geraldo Alckmin (PSDB) segue com 9%, mesmo porcentual da pesquisa anterior.
Considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, Ciro, Marina, Alckmin e Haddad estão tecnicamente empatados na segunda colocação. Atrás deles aparecem empatados, todos com 3%, Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo). Dada a margem de erro, os candidatos Cabo Daciolo (Patriota) e Vera Lucia (PSTU), com 1%, e Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC), que não pontuaram, também estão empatados com Dias, Meirelles e Amoêdo
Vamos aos números:
- Jair Bolsonaro (PSL): 26%
- Ciro Gomes (PDT): 11%
- Marina Silva (Rede): 9%
- Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
- Fernando Haddad (PT): 8%
- Alvaro Dias (Podemos): 3%
- João Amoêdo (Novo): 3%
- Henrique Meirelles (MDB): 3%
- Vera (PSTU): 1%
- Cabo Daciolo (Patriota): 1%
- Guilherme Boulos (PSOL): 0%
- João Goulart Filho (PPL): %
- Eymael (DC): 0%
- Branco/nulos: 19%
- Não sabe/não respondeu: 7%
Na intenção de voto espontânea, em que os entrevistadores não apresentam a opção de nomes dos candidatos, Bolsonaro aparece com 23%, subindo seis pontos em relação à última pesquisa. Lula foi citado por 15% dos entrevistados, uma queda de sete pontos em comparação ao dia 5 de setembro. Ciro (5%), Haddad (4%), Alckmin (4%) e Marina (3%) estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro. Amoêdo aparece com 2% das intenções de voto; Alvaro Dias e Henrique Meirelles têm 1%. Outros candidatos não pontuaram; 18% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo e 21% não souberam responder ou preferiram não opinar.
Sobre a pesquisa
- Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
- Entrevistados: 2.002 eleitores em 145 municípios
- Quando a pesquisa foi feita: de 8 a 10 de setembro
- Registro no TSE: BR-05221/2018
- Nível de confiança: 95%
- Contratante da pesquisa: Ibope Inteligência
No levantamento anterior, Bolsonaro tinha 22%; Marina, 12%; Ciro, 12%; Alckmin, 9%; Haddad, 6%, Alvaro Dias e Amoêdo, 3% cada um; Meirelles, 2%; Boulos, Vera e João Goulart Filho, 1% cada um; Cabo Daciolo e Eymael não atingiram 1%.