Nesta segunda-feira (4), o Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, teceu elogios entre as relações Brasil-EUA durante o Governo Bolsonaro.
“Tanta vitória. Nosso relacionamento com o Brasil está em alta. Junto ao governo do presidente Jair Bolsonaro, assinamos um novo acordo comercial de três partes, designamos o Brasil como um importante aliado não pertencente à OTAN e lançamos o Diálogo da Estrutura Ambiental EUA-Brasil.
#SoMuchWinning. Our relationship with Brazil is at an all-time high. Together with the @jairbolsonaro Administration, we signed a new 3-part trade deal, designated Brazil a major non-NATO ally, and launched the U.S.-Brazil Environmental Framework Dialogue. pic.twitter.com/W4Y71Kczkc
— Secretary Pompeo (@SecPompeo) January 4, 2021
Pompeo tem feito um excelente trabalho em defesa dos direitos humanos fundamentais em várias partes do mundo. Princialmente, na defesa da liberdade e no combate aos regimes ditatoriais socialistas como na Venezuela e na China, nos quais o próprio povo é a vítima.
Pompeo também elogiou os esforços do Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
“Não há ministro das Relações Exteriores mais amante da liberdade do que você, Ernesto Araújo. Você, eu, liberdade. O jogo começou”, escreveu Pompeo no Twitter.
There is no more freedom-loving FM than you @ernestofaraujo. You, me, liberty. Game on. pic.twitter.com/ViFGzD4iTh
— Secretary Pompeo (@SecPompeo) January 4, 2021
Ernesto Araújo respondeu: “Secretário Pompeo, sua visão, sua coragem e sua dedicação aos ideais que consideramos mais prezados são uma verdadeira bênção. Patriotas americanos e brasileiros estarão lado a lado, aconteça o que acontecer. Sabemos que a liberdade está em jogo em todo o mundo. O jogo começou!”.
Recentemente, o ministro das Relações Exteriores escreveu em seu blog uma mensagem de Ano Novo sobre a importância de liberais e conservadores trabalharem juntos por um verdadeiro ‘Reset’ de liberdade e democracia. O artigo pode ser lido, em Português, neste link e, em Inglês, neste link.