Neste ano, o Governo Federal destinou R$ 864.3 milhões para aumentar o atendimento da população brasileira na saúde em Minas Gerais, Rio Grande do Norte e do Sul, Goiás, Pará e Mato Grosso do Sul.
Apenas nesta semana, o Governo Bolsonaro destinou R$ 213.2 milhões para aumentar o atendimento na saúde de 85 municípios do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito no próprio estado, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), durante a realização da 55ª Cúpula do Mercosul.
“É sempre bem-vindo recurso pra saúde”, lembrou o presidente Jair Bolsonaro.
Com a liberação dos recursos, será possível aumentar o número de consultas, exames e cirurgias. Também possibilitará o aumento dos serviços de alta e média complexidade, da atenção primária, tratamento contra o câncer e Rede Cegonha, aquisição de unidades e equipamentos, reformas de unidades, criação de novas UTIs e construção de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além de outros serviços.
Os recursos liberados serão investidos na Atenção Primária, principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), à qualificação da rede de urgência e emergência, permitindo investimentos no Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU 192) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h). Parte da verba também poderá ser investida em hospitais específicos para a conclusão de obras.