Redes Sociais

Israel

Netanyahu visitou secretamente a Arábia Saudita, afirma fonte israelense

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: Reprodução

O Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o chefe do Mossad (Serviço Secreto Israelense), Yossi Cohen, visitaram a Arábia Saudita acompanhados do Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, no domingo (22), afirmou uma fonte israelense ao Correspondente Barak Ravid, do Walla News.

A fonte israelense afirmou que Netanyahu acompanhou o Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, à cidade de Neom, na Arábia Saudita, na segunda-feira. O chefe do Mossad, Yossi Cohen, também estava presente, afirmou a fonte.

Os três se encontraram com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, de acordo com o funcionário israelense citado no relatório.

Netanyahu viajou para a Arábia Saudita em um avião particular do empresário israelense Ehud ‘Udi’ Angel.

Relatórios de tráfego aéreo mostram que o avião de Angel decolou do Aeroporto Internacional Ben Gurion às 22h. Domingo, voando diretamente para Neom, Arábia Saudita. O avião voltou para Israel cinco horas e meia depois.

O Gabinete do Primeiro Ministro israelense recusou-se a comentar o relatório.

No domingo (22), Pompeo tuitou que estava marcado para se encontrar com o príncipe saudita, Mohammed Bin Salman, mas não mencionou Netanyahu. O tweet foi publicado aproximadamente no mesmo tempo em que o avião de Angel partiu para Neom.

“Na Arábia Saudita, onde me reunirei com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Estou ansioso para discutir nossos esforços para combater o terrorismo, deter a influência maligna do Irã, promover o respeito pelos direitos humanos e expandir nossa relação comercial bidirecional.”

Reunião de Pompeo e Pompeo o príncipe saudita, Mohammed Bin Salman. Imagem: Twitter/Pompeo.

Após a reunião, Pompeo tuitou: “Visita construtiva com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman na NEOM hoje. Os Estados Unidos e a Arábia Saudita percorreram um longo caminho desde que o Presidente Franklin Delano Roosevelt e o rei Abdul Aziz Al Saud estabeleceram as bases para nossos laços 75 anos atrás.”

 

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

alan correa criação de sites