Redes Sociais

EUA

NASA e SpaceX: Lançamento histórico de foguete tripulado ocorre na próxima quarta-feira nos EUA; saiba mais

Guilherme L. Campos

Publicado

em

Pela primeira vez em quase uma década, astronautas dos EUA estão prestes a voltar ao espaço a bordo de um foguete americano e em solo americano. E pela primeira vez na história dos voos espaciais com humanos, uma empresa privada está comandando o show. Trata-se da SpaceX, de Elon Musk.

Uma nova era dos voos espaciais está prestes a começar, quando, na próxima quarta-feira (27), os astronautas americanos Robert Behnken e Douglas Hurley serão enviados ao espaço em um foguete americano, do solo americano, até a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), como parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA.

A cápsula Crew Dragon com dois astronautas a bordo será levada ao espaço pelo foguete Falcon 9, da SpaceX. Foto: NASA

O Programa de Tripulação Comercial foi formado para facilitar o desenvolvimento de uma capacidade de transporte espacial de tripulação comercial dos EUA com o objetivo de obter acesso seguro, confiável e econômico para e a partir da Estação Espacial Internacional e da órbita baixa da Terra.

Hurley, 53 anos, fuzileiro naval aposentado, e Behnken, 49 anos, coronel da Força Aérea, passarão de um a quatro meses a bordo do laboratório em órbita, atualmente com uma tripulação de três homens e metade do tamanho. Eles vão ajudar com experimentos e possivelmente caminhadas espaciais, antes de terminar sua missão com um mergulho no Atlântico, uma cena que não é vista há meio século.

Os astronautas da NASA Bob Behknen (à esquerda) e Doug Hurley.

Novo uniforme espacial

Observadores espaciais de longa data perceberão algo diferente nos trajes espaciais que os astronautas da Tripulação 1, Bob Behnken e Doug Hurley, usarão: eles não são os trajes de vôo “de abóbora” alaranjados que os astronautas costumavam usar durante a fase de lançamento dos vôos de ônibus administrados por NASA.

O uniforme espacial da SpaceX é uma peça única e têm um design branco-gelo, muito mais moderno, e talvez elegante, do que os  trajes de lançamento dos ônibus espaciais, também conhecidos como ACES (Advanced Crew Escape Suit). O novo design do traje espacial da SpaceX é tão fino e leve que, em 2018, o fundador da empresa, Elon Musk, teve que tranquilizar os seguidores do Instagram após a revelação: “Definitivamente funciona. Você pode simplesmente pular em uma câmara de vácuo com ele, e tudo bem”.

 

Os astronautas da NASA Bob Behknen (à esquerda) e Doug Hurley serão os primeiros a voar na espaçonave Crew Dragon da SpaceX durante a missão Demo-2.  Os dois astronautas também vão estrear novo traje espacial (foto). Foto: SpaceX

Os astronautas que voam no primeiro vôo de teste tripulado do Crew Dragon da SpaceX também comentaram diferenças do uniforme da SpaceX, em comparação com outros trajes espaciais que os astronautas usaram em anos diferentes.

“Este traje [da SpaceX] é significativamente diferente do traje que usamos no ônibus espacial”, disse Hurley, veterano dos vôos de ônibus espaciais STS-129 e STS-135, durante uma entrevista coletiva pré-voo em 1º de maio.

Lançamento transmitido ao vivo

O lançamento ocorre na próxima quarta-feira, dia 27, com a decolagem programada do foguete Falcon 9 da SpaceX e da cápsula Dragon com dois astronautas da NASA, um espetáculo que vem sendo preparado há anos.

“Será uma grande inspiração para o país na próxima semana ver vocês dois saindo do Kennedy Space Center”, disse o vice-presidente Mike Pence aos astronautas na última terça-feira. O presidente americano Donald Trump também deve participar do evento de lançamento do foguete no estado da Flórida.

Na tarde ontem, no jardim da Casa Branca, Trump brincou com jornalistas dizendo que ele estará no lançamento do foguete na próxima semana, na Flórida, e que espera que os jornalistas também apareçam para “colocá-los todos no foguete”.

Quase todos os canais de TV americanos e muitos canais no Youtube devem transmitir o lançamento que está programado para acontecer às 17h33:33 (17 horas, 33 minutos e 33 segundos) no horário de Brasília.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Católico, Conservador, Correspondente Internacional, Observador Político e criador do 'The Right Talking'. Atualmente vive no estado da Pensilvânia, Estados Unidos.

Parceiros

alan correa criação de sites