Nos últimos meses, uma disputa velada tem chamado a atenção do mercado financeiro e dos principais veículos de comunicação: qual é o banco mais valioso do Brasil? De um lado, o centenário Itaú, e do outro, o jovem Nubank.
O Itaú, um incumbente estabelecido, lucrou R$ 35,6 bilhões em 2023 e está avaliado em R$ 295,7 bilhões. Já o Nubank, um desafiante que já se consolidou no mercado, tem um valor de mercado de US$ 61,7 bilhões (R$ 339,4 bilhões).
Apesar dessa “briga”, quem realmente está ganhando é a Globo Ventures, a gestora de venture capital da família Marinho, comandada por Roberto Marinho Neto.
Alguns dos investimentos da Globo Ventures são bem conhecidos, como PetLove, QuintoAndar, Rappi e Stone. No entanto, um dos investimentos mais rentáveis da empresa nos últimos tempos é um segredo bem guardado, que ainda não foi anunciado publicamente.
De acordo com a apuração do NeoFeed, desde o ano passado, a Globo Ventures é acionista do Nubank por meio de um acordo de media for equity. Em outras palavras, a Globo cedeu espaço publicitário em troca de uma participação na companhia.
Não é novidade que o Nubank tem uma presença marcante na mídia, sendo um dos principais patrocinadores do Jornal Nacional, um espaço publicitário que custa cerca de R$ 15 milhões por mês.
Conforme divulgado por veículos especializados, o patrocínio do Nubank teria custado cerca de R$ 110 milhões de junho de 2023 a janeiro de 2024, e continua no ar até hoje.
“A Globo Ventures não tem do que reclamar sobre o investimento no Nubank”, disse uma fonte familiarizada com o acordo. “Eles não têm nem 1% da companhia, mas adorariam ter mais”, acrescentou a mesma fonte.
A Globo Ventures entrou no Nubank quando as ações da empresa valiam cerca de US$ 5 e o banco digital tinha pouco mais de 70 milhões de clientes. Hoje, após intensa exposição no Jornal Nacional, o Nubank conta com mais de 100 milhões de clientes, e suas ações estão cotadas a US$ 12,91.
Em resposta à consulta, a Globo Ventures enviou a seguinte nota: “Não abrimos detalhes dos contratos, que são protegidos por cláusulas de confidencialidade. Mas é importante registrar que a relação entre a Globo e Nubank envolve também contratos de publicidade em modelos tradicionais entre anunciante e veículo de mídia.”
Procurado, o Nubank informou que não comentaria sobre o assunto.