No dia 26 de maio, o Movimento Brasil Conservador, caçula no amplo mapa do ativismo de direita em ascensão crescente, integrou manifestações em diversas cidades do Brasil, incluindo as capitais tradicionalmente mais relevantes: Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.
No próximo dia 30 de junho, o MBC volta às ruas das principais capitais do Brasil para manifestar apoio tanto às reformas propostas pelo governo, quanto à firmeza do presidente em resistir à pressão da ala fisiológica do congresso, praticante convicta da velha política.
Enquanto movimentos mais conhecidos, como MBL e Vem Pra Rua, procuram dissociar a pauta de um declarado apoio ao presidente Jair Bolsonaro, direcionando sua agenda a Sérgio Moro e a Lava-Jato, o Movimento Brasil Conservador mantém o padrão exibido no dia 26 de maio, contemplando a pauta do governo como um todo.
Conforme se lê no Twitter do Movimento, o grupo se propõe a “fazer uma grande e organizada manifestação popular em apoio ao Pacote Anticrime, à Lava Jato, Nova Previdência e ao armamento civil”.
A referência à recente deliberação contra o decreto das armas no Senado é clara.
Segundo a revista Veja, o carro de som que o Movimento Brasil Conservador levou à Av. Paulista na última manifestação foi palco dos discursos “mais radicalizados”.
No GPS ideológico da Folha de SP, líderes do MBC como Maurício Costa e Rodrigo Möller foram situados à extrema-direita.
Ao que tudo indica, o grupo tem agregado a ala genuinamente conservadora do amplo espectro político designado “Direita”, falando diretamente aos simpatizantes mais conscientes do governo Bolsonaro, isto é, os conservadores.
No próximo dia 30 de junho, o MBC estará em várias capitais do Brasil, em São Paulo o trio ficará na Av. Paulista, entre a Frei Caneca e o Masp, terá as presenças dos jornalistas Paulo H. Araújo, Ítalo Lorenzon, Rodolpho Loretto, ligados ao Terça-Livre, Fábio Click Time e Professor Igor. Às 13h haverá distribuição de cartazes, camisetas, adesivos, panfletos.
No Rio de Janeiro o encontro será às 10h na praia de Copacabana, em frente à rua Xavier da Silveira.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público »APOIAR