O ex-governador e criador do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, faleceu nesta última terça-feira (4), aos 94 anos, após uma hospitalização prolongada na UTI de um hospital em Palmas (TO).
A confirmação de sua morte foi feita no início da noite, por volta das 19h, por meio de uma publicação nas redes sociais feita por seu filho, Eduardo Siqueira Campos, e posteriormente foi confirmada pela assessoria do político.
O ex-governador deu entrada no hospital com queixas de dores no corpo, e seu estado de saúde evoluiu para uma infecção generalizada, conhecida como sepse, que ocorre quando o organismo reage de forma exagerada para combater uma infecção.
Em 1987, Siqueira Campos redigiu e entregou a proposta de fusão de emendas que culminou na criação do estado do Tocantins ao então presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, durante a promulgação da Constituição.
Ele foi o primeiro governador do Tocantins, exercendo o cargo em quatro mandatos distintos (de 1989 a 1991, de 1995 a 1998, de 1999 a 2003 e de 2011 a 2014). José Wilson Siqueira Campos deixa sua esposa e oito filhos.