Redes Sociais

Mundo

Morre o filho e sucessor de Osama Bin Laden

Thaís Garcia

Publicado

em

Morre o filho e sucessor de Osama Bin Laden 20
Imagem: Reprodução

O canal de notícias americano NBC informou que o filho e sucessor de Osama Bin Laden faleceu. Nada se sabe sobre a causa de sua morte e também não está claro se os EUA tiveram algum papel nisso.

Em 1996, Hamza Bin Laden foi para o Afeganistão com o pai e desde então foi um dos seus confidentes. Nascido em 1989, ele é o filho mais novo de Osama Bin Laden.

Em 2001, Hamza foi visto com uma AK-47 em vídeos de propaganda da organização terrorista Al-Qaeda. A última mensagem dele foi enviada ao mundo no ano passado, quando havia feito um novo chamado para uma ‘jihad’ (guerra santa) contra os Estados Unidos.

Recompensa milionária
Em 2 de maio de 2011, seu pai foi baleado pela unidade especial American Navy SEALs. Hamza também estaria presente na casa de Abottabad, no Paquistão, quando os comandos atacaram. Ele jurou vingança logo após a morte de seu pai.

No início deste ano, os EUA ofereceram uma recompensa de 1 milhão de dólares pela dica que levasse à Hamza. O filho de Osama era considerado uma das figuras-chave atuais da al-Qaeda e estava na lista negra dos EUA, desde 2017.

Príncipe herdeiro da jihad
Segundo o Departamento de Relações Exteriores dos EUA, Hamza era um “líder emergente” do grupo islâmico.

“Desde agosto de 2015, ele publicou na Internet mensagens de áudio e vídeo pedindo ataques nos Estados Unidos e contra seus aliados ocidentais. Ele também ameaçou com ataques contra os EUA para vingar a morte de seu pai, que foi morto por soldados dos EUA em maio de 2011 “, disse um comunicado do Ministério de Defesa dos EUA.

Segundo especialistas, o filho de Bin Laden, que tinha cerca de 30 anos, liderava o grupo Ansar al-Fourqan. Este grupo ofereceria hospedagem aos combatentes mais doutrinados da al-Qaeda e do grupo terrorista do Estado Islâmico.

Hamza Bin Laden era casado com a filha de Mohammed Atta, o cérebro por trás dos ataques da al-Qaeda em Nova York, em 11 de setembro de 2001, e um dos sequestradores dos aviões que então atacaram as torres gêmeas do World Trade Center.

Ele foi muitas vezes referido como o “príncipe herdeiro da jihad”. Em maio deste ano, a agência de notícias AFP publicou cartas que mostraram que Osama Bin Laden havia escolhido Hamza como seu sucessor para a Al-Qaeda.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais. Lutando pelos verdadeiros direitos humanos e pela Igreja Perseguida.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites