Medidas drásticas também estão sendo tomadas na Áustria para impedir a propagação do novo vírus corona. “A liberdade de movimento está drasticamente reduzida”, anunciou o chanceler Sebastian Kurz no domingo. “Todos os austríacos são chamados a se isolar.”
Segundo o chanceler, qualquer contato social é arriscado. Portanto, os austríacos não podem mais se encontrar com mais de cinco pessoas. Eles só podem sair de casa para ir trabalhar, fazer as compras necessárias e ajudar os outros.
Bares e restaurantes, que deveriam permanecer abertos até as 15h até agora, devem fechar completamente. As áreas de lazer e a infraestrutura esportiva também serão fechadas e haverá menos transporte público.
As escolas foram fechadas e as lojas não essenciais também. As fronteiras com a vizinha Suíça e Itália já estavam fechadas. E todas as viagens desnecessárias ao exterior não são recomendadas na Áustria.
“Maior desafio para a Áustria desde a Segunda Guerra Mundial”
Kurz falou neste domingo (15) sobre “o maior desafio para a Áustria desde a Segunda Guerra Mundial”. Até o momento, mais de 800 infecções por coronavírus foram confirmadas na Áustria.
Neste domingo, a Áustria também expandiu a lista de países com os quais o tráfego aéreo está suspenso: Reino Unido, Holanda, Rússia e Ucrânia se juntarão à Itália, Espanha, França e Suíça.
França e Holanda
Assim como a Áustria, outros países europeus estão tomando medidas mais drásticas.
Neste final de semana, a França e a Holanda decidiram proibir qualquer reunião ou evento que reúna mais de 100 pessoas, com o objetivo de frear a disseminação do coronavírus.