O Facebook está tentando fazer uma mudança estratégica. Na quarta-feira, Mark Zuckerberg revelou em uma nota de 3000 palavras sua intenção de transformar o Facebook em uma plataforma que está mais preocupada com a privacidade de seus usuários e focada na confidencialidade — Ahan… ok!
Para seu CEO, o Facebook deve se tornar uma rede mais unificada e mais focada em intercâmbios privados (em oposição à publicação de posts que serão lidos por um grande número de pessoas), e em formatos do tipo “histórias”, que desaparecem em 24 horas depois.
“Hoje, já vemos que mensagens privadas, histórias efêmeras e pequenos grupos são, de longe, os formatos de comunicação on-line de mais rápido crescimento”, escreveu Mark Zuckerberg em um post publicado em sua página no Facebook. “Mesmo que atualmente não tenhamos uma boa reputação por nossa capacidade de construir serviços de privacidade […], podemos evoluir para construir os serviços que as pessoas realmente querem“, disse ele.
Meu palpite é que, o Facebook quer que cada vez menos as informações estejam disponíveis por mais tempo e para mais pessoas, estimulando “histórias” efêmeras que se alto apaguem em pouco tempo, que circularão apenas entre os que se seguem.