Nesta quarta-feira (24), o ministro Marco Aurélio Melo, do STF (Supremo Tribunal Federal), declarou ter dúvida “seríssima sobre os crimes pelos quais o ex-presidente Lula foi condenado no caso que envolve o triplex do Guarúja.
O magistrado declarou:
“Eu tenho uma dúvida seriíssima quanto aos dois crimes. Aí está em discussão. Houve apenas a corrupção ou houve corrupção e lavagem?”, indagou.
E ainda completou:
“O que eu falo, eu tenho dúvidas, não estou me manifestando porque eu nem vou julgar o caso, dúvidas quanto aos dois tipos, a corrupção e a lavagem. Teria havido um procedimento do presidente visando dar ao que ele ‘recebeu’ via corrupção a aparência de algo legítimo? A lavagem pressupõe (isso)”, comentou.
Marco Aurélio reconheceu que “fatalmente” um recurso do petista contra a condenação no STJ chegará ao Supremo, mas disse que acompanhará o julgamento da “arquibancada”.
Isto porque cabe à 2ª Turma o julgamento dos recursos relacionados à Lavo Jato. O ministro Marco Aurélio integra a 1ª Turma do Colegiado.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR