O Ministério da Saúde atualizou os casos de Covid-19 no Brasil nesta segunda-feira (13) durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. Apesar de divulgado que o ministro Luiz Henrique Mandetta estaria presente na coletiva, o mesmo não compareceu.
O secretário-executivo da Pasta, João Gabbardo, disse que o chefe do Ministério estava em um outro compromisso e não conseguiu comparecer.
Novos casos
O país chegou a 23.430 mil casos, tendo 1.261 novos casos em 24 horas. O número de óbitos passou para 1.328 em todo o país, com 105 novos casos em 24 horas.
São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará ainda lideram o ranking de estados com mais casos confirmados de Covid-19. Tocantins está em último lugar com 26 casos e nenhum óbito.
Força Nacional do SUS
O secretário Gabbardo também anunciou o envio de uma Força Nacional do SUS para a cidade de Manaus/AM, com 10 enfermeiros e 7 médicos com experiência em outras ações. Segundo o secretário, Manaus está chegando ao pico da capacidade de atendimento.
Gabbardo também informou que o Ministério está atento a outras cidades do país que tem apresentado sinais de esgotamento de seus sistemas de saúde para, se necessário, enviar ajuda também a estas cidades.