Todo ano o mesmo problema. Já são cerca de 34 mil pessoas afetadas pelo transbordamento de igarapés e do Rio Acre, na capital Rio Branco (AC).
Segundo informações oficiais atualizadas no sábado (25), cerca de duas mil pessoas estavam desalojadas, enquanto outras 500 tinham sido desabrigadas.
As chuvas que assolam a região tiveram início na madrugada de quinta (23). Pelo menos 33 bairros de Rio Branco foram atingidos.
Tanto a prefeitura da capital quanto o governo do Acre afirmam estar tomando medidas de emergência, como a construção de abrigos para os moradores impactados pelas chuvas e cheias.
Um parque de exposições na cidade também está sendo usado para receber as famílias que tiveram de deixar suas residências. No loca, as autoridades locais garantem que a população tem acesso a roupas, alimentação e itens de higiene.
O governo federal disse que destinará R$ 5 milhões ao município. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitaram a região no domingo (26).