Capaz de mobilizar apoiadores e elemento decisivo no sucesso profissional e pessoal, o carisma sempre esteve presente em nossa sociedade e é uma ferramenta de poder enigmática e valiosa.
Partindo do princípio que o carisma não é um dom divino, como acreditavam os gregos, o autor se debruçou sobre o tema para entender como acessar o estado mental carismático.
O resultado de sua pesquisa está no livro Inteligência do Carisma, que será lançado dia 16 de setembro na livraria Cultura, no Conjunto Nacional em São Paulo.
Na obra, o cientista político faz uma análise fascinante sobre a história do carisma: desde o período dos homo sapiens, passando pela Grécia Antiga, quando o carisma estava ligado diretamente àretórica, pelo Império Romano, quando a habilidade passa a ter um sentido religioso fortemente ligado à Igreja, pelo século XX, quando Max Weber conclui o trabalho iniciado por Maquiavel quatro séculos antes, expandindo os horizontes dos usos da palavra para a política, sendo definido como um dos tipos de liderança, chegando finalmente nos dias de hoje.

O autor analisa também a figura de Alexandre, o Grande, que fascinou diversos líderes que o sucederam.
O líder macedônico, conquistador da idade antiga, em cuja a época não havia um limite definido entre público e privado, estado e religião, trabalho e família. Esses valores eram indissociáveis.
“Alexandre era capaz de atrair muitas pessoas para o seu lado por conta da visão estratégica. Ele representava um olhar para à grandeza, um olhar para as conquistas”, relata o autor em seu livro.
Por meio de suas pesquisas, Heni descobriu elementos que explicam diferentes facetas do carisma, capaz de englobar personalidades tão distintas, como Michelle Obama, Nelson Mandela e Donald Trump, exemplos que ele analisa no livro.
Parte de sua descoberta foi que o carisma existe em 3 níveis relacionados com um conjunto de habilidades e competências acessadas e desenvolvidas por meio de 3 respectivas inteligências: emocional, social e contextual.
Para alcançar o domínio completo da inteligência do carisma, é preciso dominar as competências específicas dessas inteligências. No nível pessoal, por exemplo, significa conhecer a si mesmo, saber gerir emoções e instintos e definir propósitos de vida. Já no nível social, é preciso treinar ferramentas de comunicação e dominar técnicas de influência e persuasão. E, no nível contextual, ter foco, visão estratégica e curiosidade para se adaptar aos diferentes meios, culturas e padrões de comportamento.
No livro, ele ainda faz uma análise sobre as interações humanas na era das redes sociais e os rumos do carisma, abordando o aumento das comunicações digitais em detrimento da capacidade empática. A obra vai guiar o leitor pela ciência de conquistar e influenciar as pessoas, proporcionando brilho, presença e visão.
“Desenvolver o carisma é como aprender um idioma. Requertreino constante das habilidades para o pleno domínio das competências exigidas. Quanto mais se desenvolve a inteligênciado carisma, mais se adquire consciência sobre as suas principais habilidades e limitações. Essa consciência é a chave para acessar o estado mental carismático com naturalidade, ativando o carisma sempre que necessário”, relata Heni Ozi Cukier.

Deputado Estadual com 130 mil votos, líder do NOVO na ALESP, Secretário-adjunto de Segurança Urbana de São Paulo em 2017, estrategista da campanha do Partido NOVO em 2016, fundador do Insight Geopolítico, consultoria de risco político; professor de Relações Internacionais da ESPM.
Formado em Filosofia e Ciência Política e mestre em International Peace and Conflict Resolution pela American University, em Washington D.C. Heni, trabalhou no Woodrow Wilson Center, na Organização dos Estados Americanos (OEA) e no Conselho de Segurança da ONU.
Seu vasto currículo proporcionou a ele uma ampla visão o que possibilitou o aprofundamento no tema.
Heni é ainda professor na Casa do Saber, onde ministra diversos cursos, alguns ligados diretamente ao tema desta obra como: A Arte da Estratégia, A Arte do Poder e Inteligência do Carisma. E conta que foi chamado pela Editora Planeta para escrever um livro sobre o tema de um de seus cursos mais procurados: A Arte da Sedução nos Negócios e no Cotidiano.
“Não dava para escrever um livro sobre um tema tão vasto, então sugeri escrever sobre um dos subtemas do soft power, o carisma.Em 2016 assinei com a editora”, relata o autor que frequentemente analisa e debate os riscos e problemas políticos nacionais e internacionais nos maiores veículos de mídia do Brasil.