Com o registro de atos criminosos em torno de jogos de futebol envolvendo os principais clubes do Estado de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) decidiu tomar medidas duras nos últimos meses, como a proibição do ingresso de torcida visitante em jogos ocorridos em Pernambuco, das agremiações Sport Club do Recife, Clube Náutico Capibaribe, Santa Cruz Futebol Clube, disputados entre si.
O governo do Estado também chegou a proibir o ingresso de torcida visitante de outros Estados, nos jogos realizados em Pernambuco pela Copa do Nordeste, em que participam as agremiações Sport, Náutico e Santa Cruz.
A medida, no entanto, tem desagradado diversos setores produtivos, incluindo a classe jornalística do esporte.
Na última quinta-feira (28), o jornalista Roberto Nascimento, que é um dos principais comunicadores esportivos do estado pernambucano, veio a público para lançar a campanha: “Libera a festa”.
Por meio das redes sociais, o âncora da TV Guararapes disse que a população de bem não pode ser penalizada por causa de atos cometidos por criminosos que atuam em brigas e ações coordenadas fora dos estádios. O vídeo já acumula mais de 80 mil visualizações.
— Governadora Raquel Lyra, libere a festa! Libere as charangas, libere as bandeiras, libere as faixas, libere o papel picado. Libere a alegria do futebol. Vai começar o Campeonato Brasileiro — externou o jornalista.
— Estou começando essa campanha — diz Roberto Nascimento, alegando que a iniciativa conta com o apoio de diversos segmentos. “A gente está precisando das torcidas nos estádios”, acrescentou.