Redes Sociais

Japão

Japão: mais de 30 grandes empresas japonesas iniciarão experimentos emitindo ienes digitais

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: Reprodução

Mais de 30 grandes empresas japonesas começarão a experimentar no próximo ano a emissão de uma moeda digital privada comum para promover a digitalização no Japão, disse o órgão organizador do grupo nesta quinta-feira (19).

A mudança segue o plano recentemente anunciado do Banco do Japão (BOJ) de realizar experimentos com a emissão de um iene digital.

Segundo a Reuters, o grupo, que consiste nos três maiores bancos do Japão, bem como corretoras, firmas de telecomunicações, serviços públicos e varejistas, fará experimentos com a emissão de uma moeda digital que usará uma plataforma de liquidação comum.

Várias plataformas digitais competem e permanecem incompatíveis umas com as outras no Japão, ao contrário da China, onde uma quantidade enorme de plataformas dominam o mercado.

“O Japão tem muitas plataformas digitais, nenhuma das quais grande o suficiente para superar os pagamentos em dinheiro”, disse Hiromi Yamaoka, um ex-executivo do BOJ que preside o grupo, em uma entrevista online.

“Queremos criar uma estrutura que possa tornar várias plataformas mutuamente compatíveis”, acrescentou.

Os bancos privados ficarão encarregados de emitir a moeda digital nos experimentos, embora não esteja descartada a possibilidade de outras entidades emitirem um iene digital, disse ele.

Os três megabancos do Japão – Mitsubishi UFJ Financial Group Inc., Mizuho Financial Group Inc. e Sumitomo Mitsui Financial Group Inc. – implementaram seus próprios sistemas de pagamento digital.

Os pagamentos sem dinheiro representa 20% do valor total da liquidação no Japão; bem abaixo que nos Estados Unidos (45%) e na China (70%).

 

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

alan correa criação de sites