Redes Sociais

Últimas

Jair Bolsonaro homenageia ex-combatentes da II Guerra Mundial

Ao todo, 302 pessoas, entre civis e militares, receberam a honraria.

Raul Holderf Nascimento

Publicado

em

Marcos Correa | PR

Cento e trinta ex-combatentes militares receberam, nesta quarta-feira (8), a Medalha da Vitória, em reconhecimento à atuação brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao todo, 302 pessoas, entre civis e militares, foram homenageadas, em cerimônia no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, conhecido como Memorial dos Pracinhas, no Rio de Janeiro.

O evento marca o 74º aniversário do Dia da Vitória.

Durante o evento, o general do Exército Fernando Azevedo e Silva, destacou a importância da participação dos ex-combatentes brasileiros na Segunda Guerra Mundial para o restabelecimento da paz no mundo.

“Fosse nas águas do Atlântico, nos campos de batalha da Itália ou nos céus da Europa, tivemos ali todo um Brasil representado”, lembrou

“É nosso dever preservar as conquistas que nos foram asseguradas pelos nossos antepassados, honrar a trajetória digna daqueles que lá estiveram e, acima de tudo…combater o bom combate e a paz acima de tudo”, avaliou.

O presidente Jair Bolsonaro também louvou os pracinhas presentes na comemoração:

“Nós temos sim herois no Brasil. Esses que estão ao meu lado são sim heróis da nossa pátria”, disse.

“[Eles] trouxeram para nós a esperança, a chama, a verdade e a certeza que esse Brasil gozará de liberdade e de democracia e, ao lado da disciplina, poderá um dia sim conseguir que todos nós obtenhamos ordem e progresso”, afirmou.

Na chegada ao Memorial, o presidente Jair Bolsonaro foi recebido pelo comandante da Marinha, o almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior.

Bolsonaro passou em revista a guarda de honra, atribuiu a Medalha da Vitoria aos homenageados e depositou uma coroa de flores no túmulo do Soldado Desconhecido.

Em seguida, houve toque de silêncio e uma salva fúnebre com 15 tiros de canhão disparados por embarcação da Marinha.

Outros homenageados com a Medalha da Vitória

Além dos pracinhas brasileiros, outros 139 militares, 31 civis e três organizações militares receberam a Medalha da Vitória.

A honraria é concedida em reconhecimento à atuação de militares e civis que tenham contribuído para a difusão dos feitos da Força Expedicionária Brasileira, participado de missões de paz ou prestado serviços relevantes para o Ministério da Defesa.

Os nomes de todos os agraciados podem ser conferidos nas Portarias nº 1.712/GM-MD e 1.713/GM-MD, publicadas no Diário Oficial da União nº 73, de 16 de abril de 2019, Seção 1.

Dia da Vitória

A data relembra o 8 de maio de 1945, quando as tropas do nazi-fascismo se renderam ao Alto Comando das Forças Aliadas e da antiga União Soviética.

Neste dia, os representantes da Alemanha, na presença do Alto Comando das Forças Aliadas e do Alto Comando das Forças Armadas Soviéticas, assinaram em Berlim a ata final de rendição, que entrou em vigor a partir da meia-noite do mesmo dia.

Mais de 25 mil militares da FEB fizeram parte dessa luta e ajudaram as Forças Aliadas a derrubar o nazismo.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Professor, cristão, colunista, e redator. Amo ciências políticas, sou conservador e nordestino com orgulho.

alan correa criação de sites