O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está trabalhando na produção de 20 mil litros de gel sanitizante de álcool etílico. O projeto foi viabilizado por meio de um repasse de R$ 150 mil reais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, serão fabricados 20 mil frascos de 500 miligramas e dois mil frascos de 5 litros.
O item será distribuído gratuitamente a Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Tocantins para uso de profissionais da saúde e da comunidade em geral. A previsão do IFTO é que o produto fique pronto nos próximos 40 dias.
O gel sanitizante de álcool etílico apresenta uma textura intermediária entre o álcool líquido e o álcool em gel tradicional. A produção e a distribuição do produto vão seguir todos os procedimentos de segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
“Neste momento tão difícil, o IFTO cumpre seu papel social com servidores e estudantes das mais diversas áreas utilizando do conhecimento técnico-científico, para atender demandas urgentes da sociedade”, destaca o professor Luís Henrique Bembo, coordenador do projeto.
O IFTO é uma das instituições beneficiadas com repasse do MEC para o enfrentamento da pandemia. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 2 de abril, por meio da Medida Provisória 942. O investimento total do ministério será de R$ 339,4 milhões, divididos entre universidades e institutos federais.
Com informações, Ministério da Educação.