O Facebook e o Instagram ativaram uma mensagem informativa a todos os usuários que acessarem um vídeo publicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em seus perfis nas redes sociais.
O conteúdo foi marcado como ‘informação falsa’.
Publicado na segunda-feira (26), o vídeo contém comparações de títulos de reportagens em português e em espanhol, do jornal El País, ao retratar a 1ª participação do presidente no Fórum Econômico de Davos, em 2019.
A mesma matéria foi publicada com títulos diferentes em português e em espanhol. A manchete em espanhol diz: “Bolsonaro anima a los ejecutivos de Davos a invertir en el nuevo Brasil“. Já em português, a manchete foi a seguinte: “O breve discurso de Bolsonaro decepciona em Davos“.
Bolsonaro, por sua vez, questionou a diferença que havia nos dois títulos.
A agência Lupa, responsável pela verificação, diz que, em espanhol, animar significa “incitar alguém a tomar uma ação”, diferente “do uso mais corrente no português brasileiro, que é relacionado a transmitir ânimo, dar vida ou estimular”, assegura.
“Animar, em espanhol, não tem exatamente o mesmo significado que em português, e a tradução feita no vídeo, portanto, é incorreta”, argumentou a plataforma de checagens.
O Conexão Política entrou em contato com o Instagram e com o Facebook, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.