O ator Rodrigo Andrade, conhecido por trabalhos em novelas da TV Globo como Paraíso, Amor à Vida, Insensato Coração, Gabriella, Eta Mundo Bom! e Caras e Bocas, voltou a se posicionar em defesa da liberdade de expressão. Após sair em favor da cantora Claudia Leitte no recente embate da artista com o Ministério Público e setores da esquerda, Andrade agora manifestou indignação sobre a decisão do Instagram de impedir a veiculação de um vídeo publicado pelo Conexão Política.
Sem meias palavras, o ator afirmou: “O Instagram censurou o vídeo do Conexão Política.” Na quarta-feira (1º), o Instagram impediu a veiculação de um vídeo que comparava as transmissões de Réveillon da TV Globo e do SBT na virada para 2025. A publicação do Conexão Política repercutiu rapidamente, ao tratar do contraste entre as abordagens das duas emissoras.
O vídeo, que alcançou mais de 2 milhões de visualizações em apenas 15 minutos, expunha uma performance da cantora Anitta na Globo, marcada por conteúdos de forte apelo sexual, incluindo menções explícitas a órgãos genitais. Em contraponto, o SBT exibiu um festival gospel, entre os músicos, uma apresentação do cantor Fernandinho, que emocionou o público ao entoar a canção ‘Uma Nova História Deus Tem Para Mim’, de sua autoria.
Inicialmente, o Instagram alegou que o vídeo violava os Padrões da Comunidade ao “promover atividades de cunho sexual para adultos”. O Conexão Política recorreu. Após recurso do CP, a plataforma admitiu o equívoco, pediu desculpas e prometeu restaurar a publicação. No entanto, o vídeo foi novamente removido.
O Instagram afirmou que a decisão não estava relacionada a direitos autorais ou uso de imagens da Globo, uma vez que o CP fez essa indagação, na tentativa de compreender a nova investida. Ainda assim, a rede optou por manter o bloqueio sem maiores explicações, o que gerou críticas sobre a falta de transparência.
O Conexão Política lamentou a decisão e classificou a ação como censura editorial, uma vez que o conteúdo não infringe as diretrizes da plataforma, como já externado pelo próprio Instagram.