Chegou ao fim a Infra Week, semana dedicada à concessão de 28 empreendimentos à iniciativa privada e a contratação de R$ 10 bilhões em investimentos. Com o sucesso da iniciativa, o Governo Federal projeta a realização de outros 22 leilões e mais R$ 84 bilhões de aporte financeiro no setor de infraestrutura.
No último dia de leilões, nesta sexta-feira (9), o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra), garantiu o investimento de mais de R$ 610 milhões em cinco terminais portuários brasileiros, além de uma arrecadação aproximada com outorgas de R$ 216 milhões. Quatro terminais para líquidos do Porto de Itaqui, no Maranhão, e um terminal em Pelotas, no Rio Grande do Sul, destinado a carga geral e madeira.
Na quarta-feira (7), 22 aeroportos foram arrematados, assegurando investimentos de R$ 6,1 bilhões para o setor nos próximos anos. Na quinta (8), o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) foi concedido para outros R$ 3,3 bilhões a serem investidos.
Somado ao que já foi concedido desde 2019, o total de investimentos até dezembro deste ano deve chegar aos R$ 138 bilhões.
Próximos passos
O próximo empreendimento concedido à iniciativa privada será a BR-153/080/414/GO/TO, com leilão agendado para o dia 29 de abril. Um trecho de mais de 850 quilômetros, entre Anápolis (GO) e Aliança do Tocantins (TO), que receberá um aporte de mais de R$ 8 bilhões de investimentos em um contrato de 35 anos. A BR-163/230/MT/PA, com leilão marcado para o dia 8 de julho, contará com mais R$ 2 bilhões de investimentos. Ambas impactando diretamente na melhora da logística do agronegócio do Centro-Oeste do Brasil.
No setor portuário, devem ocorrer em 9 de julho os arrendamentos de mais três terminais: um no Porto de Mucuripe, no Ceará, um no Porto de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, e um terceiro no Porto de Santana, no Amapá, com mais de R$ 200 milhões em novos investimentos ao setor portuário.
Além disso, estão previstos, em 2021, arrendamentos de áreas em Maceió (AL), Paranaguá (PR), Vila do Conde (PA), além de dois terminais de combustíveis no Porto de Santos (SP), que pode gerar mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos – um marco na história para o setor. E como ponto alto, o MInfra prepara a primeira desestatização portuária: o da Companhia Docas do Espírito Santo (ES).
Com informações, Ministério da Infraestrutura.