Uma pesquisa do Ibope com dados coletados entre 16 e 19 de março, logo após o primeiro decreto do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizou a posse de armas, diz que 61% dos brasileiros são contrários à facilitação da posse de armas para cidadãos comuns e 37% são favoráveis. 2% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Já sobre o porte de armas, que se trata da autorização para transportar a arma fora de casa, 73% se disseram contra a flexibilização e 26% a favor. 1% não soube responder ou não respondeu a pesquisa.
Os dados sobre a facilitação da posse variam entre as regiões do país, tendo 48% de apoio no Sul; 43% nas regiões Norte e Centro-Oeste; 35% no Sudeste e 33% no Nordeste. Entre homens, o apoio é maior, sendo de 50% contra 27% das mulheres.
Já sobre a flexibilização do porte, 34% apoiam nas regiões Norte e Centro-Oeste, 29% no Sul; 27% no Nordeste e 22% no Sudeste.
Sobre a posse, a pesquisa ainda diz que 51% discordam de que o aumento de pessoas armadas regularmente torna a sociedade mais segura. Além disso, 37% discordam de que ter uma arma em casa torna a mesma mais segura, enquanto 31% afirmaram que a casa se torna mais segura com uma arma.
Foram ouvidas 2.002 pessoas de 143 municípios entre os dias 16 e 19 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR