O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou nessa segunda-feira (11) uma sexta multa à mineradora Vale por falhas no salvamento de animais em Brumadinho (MG). Desde a última sexta-feira (8), a empresa é multada em R$ 100 mil por dia por não executar de forma integral e satisfatória o plano de resgate da fauna silvestre e doméstica atingida pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão.
Em uma notificação de 26 de janeiro, o Ibama determinou que a Vale iniciasse essas ações em até 24 horas. Entre as exigências estavam a instalação de hospital de campanha para reabilitação dos animais e a criação de um centro para triagem e abrigo.
No entanto, agentes ambientais constataram atraso na realização das obras. Os relatórios enviados pela empresa não atendem integralmente às exigências estabelecidas no documento.
Crime ambiental
Além dessa multa, o Ibama já aplicou outros cinco autos de infração contra a Vale em razão da tragédia ambiental ocorrida na cidade mineira. Os autos foram aplicados com base na Lei de Crimes Ambientais e totalizam R$ 250 milhões.