O coordenador de assuntos do coronavírus chinês da Polícia Nacional holandesa, Max Daniel, disse ao jornal Nieuwsuur na quarta-feira (18) que a polícia está se preparando para um cenário de bloqueio completo, situação em que toda a sociedade fica trancada e as pessoas precisam ficar em casa. Nessa situação, a polícia deve aplicar tal ordenança de emergência e, se necessário, mostrar o “braço forte”, informou o jornal holandês De Telegraaf.
Daniel acrescentou que a polícia está se preparando para todos os cenários possíveis.
Inimigo comum
Segundo o De Telegraaf, Daniel disse que a polícia agiria como de costume na execução.
“Abordando o senso comum das pessoas. A vantagem em tal situação é que estamos lidando com um vírus que é visto como um inimigo comum. Não precisamos explicar o problema a ninguém, quero dizer, o risco de contaminação”, disse Daniel.
O coordenador acha que as pessoas aceitarão um bloqueio se entenderem por que a medida é necessária.
“Isso pode mudar se eles não entenderem mais ou acharem que não é mais eficaz. Então, fica mais complicado convencer as pessoas a obedecer às regras e mais complicado de fazê-las cumprir. Aí, o braço forte se aplica”, explicou Daniel.
No entanto, mesmo em tal situação, ele espera “números mínimos” de pessoas que violarão as regras.
“No momento, não há problemas com relação à ordem pública. Incidentes podem ser contados nos dedos de uma mão”, disse Daniel.