O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta terça-feira (16), que está otimista com a economia do Brasil nos próximos meses.
A declaração foi feita durante o evento virtual do Instituto de Garantias Penais (IGP).
“O Brasil vai surpreender e atravessar as duas [ondas de crise], o congresso está conversando e vamos prosseguir com as reformas”, assegurou Guedes.
De acordo com o ministro, é necessário que o país adote as necessárias reformas para que a economia consiga corrigir os rombos fiscais.
“Se fizermos a reforma tributária de forma adequada, vão desaparecendo aqueles lobbies pela desoneração de um lado e aqueles contenciosos, que podem chegar a R$ 1 trilhão, do outro lado, que na verdade oneram o verdadeiro pagador de impostos”, frisou.
Segundo ele, o atual modo tributário do país onera demasiadamente unicamente um terço dos contribuintes.
“O contribuinte acaba tendo que pagar muito mais porque um terço está desonerado [por influência política] e o outro terço não paga porque prefere ir para a Justiça, fica só aquele um terço final de bons pagadores e pessoas sérias que acabam se sacrificando pagando impostos exorbitantes para não ter também os serviços de contrapartida”, ponderou.