O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, informou nesta quarta-feira (23) que o Brasil voltará a adotar o brasão da República nos passaportes. O país deixará de utilizar o “padrão” de passaporte com a identificação do Mercosul.
A mudança faz parte das propostas apresentadas pelo Ministério das Relações Exteriores como prioritárias para o início da gestão Jair Bolsonaro. De acordo com o Itamaraty, a medida tem como objetivos “fortalecer a identidade nacional e o amor à Pátria”.
O atual modelo de passaporte brasileiro contém na capa as estrelas do Cruzeiro do Sul e a inscrição “Passaporte Mercosul”.
Segundo Onyx, não será necessário trocar os passaportes que ainda estão válidos, na medida em que o brasão da República será adotado no momento da renovação ou do pedido de um novo passaporte.
“Dentro dos 100 dias o MRE [Ministério das Relações Exteriores] tomará todas as providências para que tenha o desenho definido, o modelo adequado e a orientação para que quem produz possa, quando trouxer novos passaporte, já ter o novo passaporte”, complementou o ministro.