Redes Sociais

Últimas

Advogado vai ao STF pedir habeas corpus preventivo para Glenn Greenwald

Marcos Rocha

Publicado

em

Advogado vai ao STF pedir habeas corpus preventivo para Glenn Greenwald 21
Gustavo Bezerra

Na última sexta-feira (2), o advogado Rubens Rodrigues Francisco, diretor da ONG Provitimas, acionou o Supremo Tribunal Federal com um pedido de habeas corpus preventivo em favor do jornalista Glenn Greenwald.

O objetivo do patrono é evitar uma prisão ou extradição do editor do site Intercept.

Para fundamentar a peça processual, o advogado cita a portaria 666, do Ministério da Justiça, que trata do ingresso, a repatriação e a deportação sumária de pessoa perigosa ou que tenha praticado ato contrário aos princípios da Constituição.

No documento consta que Glenn “não pode ser coagido de maneira alguma, deve ter segurança e a liberdade de realizar seu mister”.

O relator do HC é o ministro Dias Toffoli.

O jornalista é casado com o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) e, por meio do seu Twitter, afirmou que não teve participação na iniciativa.

Não fiz o pedido de habeas corpus. Alguém fez no meu nome, sem minha autorização ou conhecimento. Meus advogados já estão avisando o STF que não queremos ou precisamos (do recurso). Acredito na Constituição Brasileira e na liberdade de imprensa”.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

CONTATO: [email protected] | Editor-chefe do Conexão Política, residente e natural de Campo Grande/MS, assistente de gabinete junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) e estudante de Ciências Jurídicas.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites