O fundador da gigante da internet Amazon, Jeff Bezos, anunciou na segunda-feira (17) que investirá 10 bilhões de dólares em seu próprio fundo climático. O homem mais rico do mundo parece ter visto uma luz e de repente se tornou imensamente generoso.
“A mudança climática é a maior ameaça ao nosso planeta”, escreveu Bezos em um post no Instagram anunciando a criação do Fundo da Terra de Bezos.
Por uma questão de conveniência, ele não acrescentou que a Amazon também é um dos maiores poluidores do mundo. Com seus centros de computação em nuvem e uma enorme frota de vans de entrega, a empresa emitiu cerca de 44 milhões de toneladas cúbicas de CO2 em 2018, equivalente à capacidade de 600.000 navios-tanque.
Ainda não está claro em que o fundo Bezos gastará bilhões. O bilionário apenas afirma que “apoiará qualquer plano que ofereça uma chance real de preservar e proteger a natureza”.
Bezos disse no passado que as viagens espaciais oferecem as melhores oportunidades para salvar a Terra. Uma vez, ele sugeriu que seria melhor a indústria pesada ser transferida para o espaço. Bezos também é o fundador e proprietário do Blue Origin, um grupo que produz foguetes espaciais.
Objetivos “climáticos”
Até recentemente, o clima nunca foi realmente um item para o bilionário. Mas em setembro do ano passado, Bezos apresentou o Compromisso Climático, prometendo que a Amazon atingisse as metas climáticas do Acordo de Paris dez anos antes do planejado anteriormente e que até 2040 o grupo seria neutro em termos climáticos.
Como parte dos planos, a Amazon também encomendou imediatamente 100.000 vans elétricas de entrega da empresa Rivian, uma montadora na qual o grupo havia investido anteriormente.
Bezos, que representa um patrimônio líquido de 130 bilhões de dólares, nunca chegou a ultrapassar os bilhões. Colegas bilionários como Bill Gates e Warren Buffett doam dezenas de bilhões de anos para instituições de caridade, mas Bezos sempre se manteve fora do assunto. Isso mudou recentemente. Se isso tem algo a ver com a nova mulher em sua vida, ou chantagens de exposição de seu suposto caso extraconjugal com a atual namorada ainda não se sabe. Sua namorada hollywoodiana, Lauren Sanchez, passou a trabalhar para sua empresa espacial Blue Origin.
Bezos se divorciou de sua esposa MacKenzie no ano passado, após um casamento de mais de 25 anos. O divórcio que lhe custou cerca de US $ 38 bilhões. Sua ex, agora uma das mulheres mais ricas do mundo, prometeu doar metade de sua riqueza. O próprio Bezos também gastou sua fortuna, mas para seu próprio uso. Ele comprou recentemente uma propriedade em Beverly Hills por US $ 165 milhões.
O bilionário de 56 anos sempre conseguia ficar de fora das colunas de fofocas da imprensa.
“A coisa mais emocionante que faço à noite é lavar a louça”, ele brincou mais de uma vez.
Mas no ano passado isso mudou. Bezos revelou que a revista de fofocas The National Enquirer tentou chantageá-lo.
A revista revelou que Bezos teve um caso extraconjugal e publicou várias mensagens de texto do casal apaixonado. Quando Bezos posteriormente iniciou uma investigação sobre a origem das revelações e acusou o Enquirer de ter uma agenda política, a revista ameaçou publicar uma série de fotos picantes para forçá-lo a interromper sua investigação.
Bezos também é dono do The Washington Post, um jornal que constantemente ataca o presidente americano Donald Trump, enquanto o Enquirer ajudou repetidamente o presidente, mantendo seus negócios fora da imprensa.
Bezos concluiu agora essa investigação. No mês passado, foi anunciado que seu telefone provavelmente foi hackeado através de uma troca de e-mail com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, acusação negada pela Arábia Saudita. Enquanto isso, o National Enquirer está deficitário e foi colocado à venda.