O estado do Maranhão está sendo assolado por fortes chuvas desde a última semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, já foram registrados 6 mortes, 399 desabrigados e 339 desalojados.
Ao menos 33 municípios da unidade federativa estão em estado de emergência. Até o momento, deslizamentos de terra provocaram óbitos nas cidades de Santa Luzia do Tide e Açailândia.
Equipes das prefeituras, da Defesa Civil e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) disseram estar com uma força-tarefa a fim de auxiliar as vítimas no interior do estado.
De acordo com o Poder360, a operação já providenciou 450 cestas básicas, 700 garrafões de água e 600 colchões. Restaurantes populares das regiões atingidas estão oferecendo marmitas para a alimentação da população.
O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), ex-governador do Maranhão, prestou solidariedade às famílias atingidas pelo desastre: “Lamento muito pelas vítimas fatais”, disse ele nas redes sociais, acrescentando que o governo federal apoiará o estado “no limite das nossas competências legais”.