A Academia Brasileira de Cinema escolheu ontem (27) o filme que representará o Brasil na categoria de melhor filme internacional do Oscar 2020. ‘A Vida Invisível‘, de acordo com o diretor cearense Karim Aïnouz, tem “relevância política” por relatar sobre a “emancipação feminina” e a “crise do patriarcado“. Para ele, esta será uma oportunidade para levar um pouco dos ‘trópicos’ brasileiros e da ‘resistência’ para fazer jus ao trabalho do cinema brasileiro.
“Um filme antipatriarcal“
“A gente aposta numa coisa que o cinema sabe fazer muito bem: trazer emoção. O filme toca no coração das pessoas de maneira muito forte. Politicamente é um filme muito importante também. E é um filme sobretudo antipatriarcal. Estamos vivendo um momento de várias crises que estão ligadas a isso. É uma crise do patriarcado, e o filme celebra a força das mulheres e a resistência. É um tema que também interessa ao mundo inteiro neste momento”, concluiu o diretor.
Um elenco repleto de esquerdistas
A Vida Invisível traz em seu elenco os atores: Carol Duarte, Julia Stockler, Gregório Duvivier, Bárbara Santos, Flávia Gusmão, Fernanda Montenegro.
Dinheiro público para propagar agenda progressista?
O filme, impregnado de discurso político progressista, será estreado no Brasil no dia 31 de outubro e, de acordo com o portal UOL, contará com o apoio financeiro do Ministério da Cidadania para iniciar uma campanha publicitária em Hollywood e tentar conquistar uma das cinco vagas na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2020.
Em 2018, o filme O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues, que não conseguiu passar à lista final de indicados ao Oscar, recebeu uma contribuição de R$ 200 mil do antigo Ministério da Cultura para divulgação nos Estados Unidos. No entendimento de Anna Mulayert, diretora da comissão que escolheu o filme que representará o Brasil no Oscar 2020, “A Vida Invisível” terá mais facilidade arrecadar verba para a divulgação em Hollywood.
A lista com os finalistas será revelada no dia 13 de janeiro de 2020 e a premiação ocorrerá no dia 9 de fevereiro, em Los Angeles.
Trailer do filme