Nesta sexta-feira (2), Erick Marques Witzel, filho do governador Wilson Witzel, foi nomeado como assessor da Coordenadoria de Diversidade Sexual (Ceds-Rio) da prefeitura do Rio de Janeiro. A coordenadoria, localizada no Palácio da Cidade (Botafogo), é responsável pelas políticas públicas da prefeitura na área LGBT.
O filho do governador do Rio de Janeiro foi nomeado para o cargo de assistente, cumprirá expediente de 40h semanais e receberá salário de R$ 1695,56. O ato de nomeação foi do secretário da Casa Civil, Paulo Albino, que normalmente assina as indicações para cargos de confiança do 2º e 3º escalões no lugar do prefeito Marcelo Crivella.
Relação entre pai e filho melhorou depois que Witzel foi eleito governador
Durante as eleições de 2018, Erick pediu ao seu pai e então candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel que parasse de citá-lo em entrevistas e propagandas devido aos dois não terem boa relação e compartilharem de pensamentos distintos. Porém, Witzel e seu filho se reconciliaram e na última quarta-feira, os dois foram ao Maracanã torcer para o Flamengo.
“Reestruturação administrativa” — […toma á dá cá…]
A Coordenadoria de Diversidade Sexual (Ceds-Rio), que só tinha três cargos comissionados, passou por uma “reestruturação administrativa” para abrir a quarta vaga. Tudo isso acontece depois de uma aproximação entre o prefeito Marcelo Crivella e o governador Wilson Witzel.
Em nota à imprensa, a Ceds-Rio informou que Erick Witzel irá “desenvolver trabalhos de apoio técnico em projetos para diversidade sexual e de relacionamento com os movimentos sociais, grupos LGBTs, e ativistas da pauta transexual”
Em 2018 Witzel descartou a participação do filho de Crivella em seu governo
Depois de eleito, Wilson Witzel descartou o nome do filho do prefeito, que perdeu a eleição para deputado federal, para o seu secretariado, pois não conhecia Crivella Filho. A partir de então, o prefeito Marcelo Crivella fez duras críticas contra o governador eleito e disse que “só um idiota descarta aquilo que não tem”.
Aproximação entre Witzel e Crivella pode se prolongar até a eleição de 2020
Nas últimas semanas Witzel e Crivella participaram juntos de inúmeros eventos e ficou notória a aproximação entre o entre o governador e o prefeito do Rio de Janeiro.
A possibilidade de uma aliança entre os dois na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro não foi negada pelo governador e provocou uma divisão na bancada do PSL na ALERJ, visto que o deputado estadual Rodrigo Amorim já lançou sua pré-candidatura à Prefeitura.