Nesta última sexta-feira (24), o youtuber Felipe Neto defendeu a medida determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu perfis pró-Bolsonaro nas redes sociais, conforme noticiado pelo Conexão Política.
Em publicação no Twitter, o influenciador comemorou o bloqueio das contas e exemplificou citando um tuíte de Bernardo Kuster em que o jornalista defende a ‘ucranização’ do Brasil.
“Ucrânia foi tomada pelo partido neonazista Pravy Sektor, com o braço armado UPA. Usam revisionismo para reescrever a história e sua participação na perseguição a judeus, poloneses e outras minorias ali”, escreveu Felipe Neto.
Após a repercussão da declaração, o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, corrigiu publicamente o influencer de 32 anos.
Em resposta, Tronenko sugeriu que o youtuber estudasse sobre o assunto antes de realizar comentários na internet.
“Sua afirmação é desconexa e absurda. Neo-nazistas não estão no poder em meu país e creio que antes de falar sobre um tema tão polêmico claramente usando termos que repercutem no cenário político brasileiro atual, o senhor deveria estudar um pouco sobre”, rebateu.
Sua afirmação é desconexa e absurda. Neo-nazistas não estão no poder em meu país e creio que antes de falar sobre um tema tão polêmico claramente usando termos que repercutem no cenário político brasileiro atual, o senhor deveria estudar um pouco sobre. Imagens que vão o ajudar: pic.twitter.com/kXmqD3lKAv
— Rostyslav Tronenko (@RTronenko) July 25, 2020
A embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, também comentou a publicação de Felipe Neto.
Ela afirma que ficou ‘entristecida’ com o post, que classificou como ‘absurdo sem o mínimo de conhecimento’.
“Isso não é verdade! A Ucrânia tem que ser respeitada e não vilipendiada por pessoas que não conhecem a sua história! Antes de comentar sobre algo que desconhece, experimente ler sobre o assunto que atinge tantas pessoas que vivem num país lutando por sua autonomia e liberdade! Confesso que fico muito entristecida de ver alguém, comentando algo tão absurdo e sem o mínimo de conhecimento. Com certeza nunca estudou sobre o assunto e chega comentando sobre apenas pelos likes. Vergonha….”, escreveu.
Isso não é verdade! A Ucrânia tem que ser respeitada e não vilipendiada por pessoas que não conhecem a sua história! Antes de comentar sobre algo que desconhece, experimente ler sobre o assunto que atinge tantas pessoas que vivem num país lutando por sua autonomia e liberdade!
— Fabiana Tronenko (@FabianaTronenko) July 25, 2020
Obrigada! Confesso que fico muito entristecida de ver alguém, comentando algo tão absurdo e sem o mínimo de conhecimento. Com certeza nunca estudou sobre o assunto e chega comentando sobre apenas pelos likes. Vergonha….
— Fabiana Tronenko (@FabianaTronenko) July 25, 2020