Redes Sociais

Últimas

Fake News: Indígena diagnosticada com coronavírus não morreu

A mesma passa bem e está em casa com os familiares.

Douglas Santos

Publicado

em

Marcelo Camargo | Agência Brasil

Nesta última quinta-feira, 02, diversos jornais informaram a suposta morte de uma indígena no Estado do Amazonas pelo covid-19.

A indígena é Agente Indígena de Saúde (AIS) da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e não morreu, de acordo com informações oficiais.

Entramos em contato com o Ministério da Saúde apurar o caso.

A agente integra a equipe que trabalha com o médico amazonense diagnosticado com o vírus chinês na semana passada.

O doutor tem uma equipe com 27 agentes, enfermeiros e médicos e todos passaram pelo teste – inclusive a agente. Além disso, o médico tinha feito procedimentos com 12 pacientes – todos testados e testados negativos para o vírus.

“A profissional é uma das pessoas que tiveram contato com o médico – diagnosticado com a doença após retornar de férias. Desde o dia 25 de março o médico e todas as pessoas contactadas por ele, incluindo-se 12 pacientes indígenas e 15 integrantes da equipe de saúde estão em isolamento e sendo assistidos pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do DSEI Alto Solimões. Dos 27 testes feitos, apenas a AIS testou positivo para o COVID19”, informou a SESAI.

Dos 39 pacientes, apenas a indígena da etnia Kokama foi diagnosticada com o vírus. Segundo o Ministério da Saúde, a agente passa bem e está em casa.

Questionados sobre as pessoas com que a indígena teve contato, obtivemos a seguinte resposta:

“Até o momento, a profissional encontra-se sem quaisquer sintomas da infecção. Seus familiares também se encontram assistidos e em isolamento. As ações de vigilância das Síndromes Gripais e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves na região também já foram intensificadas. As pessoas que tiveram contato com a indígena já estão sob atenção e os 07 testes aplicados estão sendo enviados ao Laboratório Central em Manaus por avião”.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

CONTATO: [email protected] | Natural de Manaus, estudante de Ciências Econômicas e editor do Conexão Política.

alan correa criação de sites