Redes Sociais

Rio de Janeiro

Ex-secretário de Eduardo Paes é condenado a 23 anos de prisão por fraudes na construção de BRT

Tiago Netto

Publicado

em

Tânia Rêgo | Agência Brasil

O ex-secretário de obras da prefeitura do Rio de Janeiro/RJ, na gestão do ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), foi condenado a 23 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Esta é a quarta condenação que Alexandre Pinto recebe pelo seu período na gestão de Paes.

A sentença foi exarada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal e publicada nesta última segunda-feira (10).

De acordo com o processo, o ex-secretário seria responsável por utilizar contas no exterior em nome de empresas para receber e ocultar valores recebidos indevidamente como propina.

O objetivo principal era favorecer o interesse de empreiteiras, prestadores de serviços e fornecedores de materiais em obras como a Transcarioca, Transbrasil e recuperação ambiental da bacia de Jacarepaguá, entre outras.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Alexandre recebeu, entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, cerca de US$ 1 milhão da empresa Andrade Gutierrez, que ficou responsável pela construção de lote da Transcarioca, entre os bairros da Penha e Barra da Tijuca.

Antes disso, em outubro de 2013, também segundo a denúncia, o ex-secretário da gestão do então prefeito Eduardo Paes havia transferido US$ 274 mil para um banco em Mônaco, na Europa.

Alexandre já havia admitido à Bretas, em 2018, o recebimento de propina, tendo inclusive citado que o ex-prefeito sabia das tratativas, o que foi negado por Paes.

Funcionários de empreiteiras também denunciaram, em audiência à época, o pagamento de propinas em obras ligadas à Transcarioca.

A Transcarioca é uma via expressa de 39 km, construída para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, que liga o Aeroporto Internacional do Galeão à Barra da Tijuca.

As informações são da Agência Brasil.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Colunista do Conexão Política. Brasileiro com muito orgulho e apaixonado por esta nação. Cristão.

alan correa criação de sites