Redes Sociais

Mundo

Ex-prefeito sueco quer substituir estátua do rei Carlos XII por estátua de Greta Thunberg

Thaís Garcia

Publicado

em

Ativistas de esquerda querem substituir estátuas históricas na Suécia, como um ex-prefeito sugerindo que a estátua do famoso rei sueco Carlos XII, também conhecido como Carolus Rex, seja substituída por uma estátua da ativista, financiada por Soros, Greta Thunberg.

Segundo o Times of Sweden, depois que as estátuas foram vandalizadas em todo o mundo por ativistas de esquerda, agora também há pedidos para que as estátuas sejam removidas na Suécia.

Em um artigo de opinião para o site Aftonbladet, o ex-prefeito do município sueco de Umeå, Jan Björinge, diz que não devemos ter memoriais para “opressores”.

Ele continua, sugerindo que deve-se usar a tecnologia para criar experiências interativas onde as estátuas removidas estavam. Por exemplo, usando códigos QR para fornecer aos visitantes informações sobre uma estátua que estava lá anteriormente.

O ex-prefeito diz que isso não é uma revisão da história, dizendo que as estátuas são símbolos de ideologias, não história objetiva.

“Remova o autocrata Carlos XII e o substitua pela ativista climática Greta Thunberg”, escreveu Jan Björinge.

Rei Carlos XII

O rei Carlos XII (ou Carolus Rex) é um dos reis mais famosos da Suécia. Ele é conhecido por ser um rei guerreiro, levando o Império Sueco à vitória nas guerras defensivas na Grande Guerra do Norte, na década de 1700.

Em 1700, uma aliança tripla da Dinamarca-Noruega, Saxônia-Polônia-Lituânia e Rússia lançou um ataque triplo ao Império Sueco. No entanto, o rei Carlos XII, com apenas 18 anos, liderou o exército sueco por várias vitórias, apesar de o exército sueco geralmente estar em menor número.

Em 1706, Charles, com apenas 24 anos, havia forçado seus inimigos a se submeterem. Mas em 1709, Carlos XII foi derrotado na Batalha de Poltova.

Mais tarde na guerra, a Grã-Bretanha, Hanover e Brandemburgo-Prússia se uniram à aliança contra o Império Sueco.

A Grande Guerra do Norte terminou em 1721, com a derrota do Império Sueco.

Carlos Lineu

A estátua do grande rei sueco não é a única estátua que a esquerda deseja remover. Recentemente, foi iniciada uma petição para remover a estátua do botânico, zoólogo e médico sueco Carl Von Linné (Carlos Lineu), por motivos de “racismo”.

Carlos Lineu é conhecido como “o pai da taxonomia moderna”, criando o sistema moderno de nomeação de organismos, a nomenclatura binomial e a classificação científica.

Busto de Carlos Lineu na Suécia.

Lineu foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia. Ele participou também no desenvolvimento da escala Celsius (então chamada centígrada) de temperatura, invertendo a escala que Anders Celsius havia proposto, passando o valor de 0° para o ponto de fusão da água e 100° para o ponto de ebulição. E foi o botânico mais reconhecido da sua época, sendo também conhecido pelos seus dotes literários.

O botânico ainda é o cientista da área das ciências naturais mais famoso da Suécia e a sua figura esteve presente nas notas suecas de 100 coroas entre 1985 e 2016.

 

Com informações, Times of Sweden.

 

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »
alan correa criação de sites