Ativistas de esquerda querem substituir estátuas históricas na Suécia, como um ex-prefeito sugerindo que a estátua do famoso rei sueco Carlos XII, também conhecido como Carolus Rex, seja substituída por uma estátua da ativista, financiada por Soros, Greta Thunberg.
Segundo o Times of Sweden, depois que as estátuas foram vandalizadas em todo o mundo por ativistas de esquerda, agora também há pedidos para que as estátuas sejam removidas na Suécia.
Em um artigo de opinião para o site Aftonbladet, o ex-prefeito do município sueco de Umeå, Jan Björinge, diz que não devemos ter memoriais para “opressores”.
Ele continua, sugerindo que deve-se usar a tecnologia para criar experiências interativas onde as estátuas removidas estavam. Por exemplo, usando códigos QR para fornecer aos visitantes informações sobre uma estátua que estava lá anteriormente.
O ex-prefeito diz que isso não é uma revisão da história, dizendo que as estátuas são símbolos de ideologias, não história objetiva.
“Remova o autocrata Carlos XII e o substitua pela ativista climática Greta Thunberg”, escreveu Jan Björinge.
Rei Carlos XII
O rei Carlos XII (ou Carolus Rex) é um dos reis mais famosos da Suécia. Ele é conhecido por ser um rei guerreiro, levando o Império Sueco à vitória nas guerras defensivas na Grande Guerra do Norte, na década de 1700.
Em 1700, uma aliança tripla da Dinamarca-Noruega, Saxônia-Polônia-Lituânia e Rússia lançou um ataque triplo ao Império Sueco. No entanto, o rei Carlos XII, com apenas 18 anos, liderou o exército sueco por várias vitórias, apesar de o exército sueco geralmente estar em menor número.
Em 1706, Charles, com apenas 24 anos, havia forçado seus inimigos a se submeterem. Mas em 1709, Carlos XII foi derrotado na Batalha de Poltova.
Mais tarde na guerra, a Grã-Bretanha, Hanover e Brandemburgo-Prússia se uniram à aliança contra o Império Sueco.
A Grande Guerra do Norte terminou em 1721, com a derrota do Império Sueco.
Carlos Lineu
A estátua do grande rei sueco não é a única estátua que a esquerda deseja remover. Recentemente, foi iniciada uma petição para remover a estátua do botânico, zoólogo e médico sueco Carl Von Linné (Carlos Lineu), por motivos de “racismo”.
Carlos Lineu é conhecido como “o pai da taxonomia moderna”, criando o sistema moderno de nomeação de organismos, a nomenclatura binomial e a classificação científica.
Lineu foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia. Ele participou também no desenvolvimento da escala Celsius (então chamada centígrada) de temperatura, invertendo a escala que Anders Celsius havia proposto, passando o valor de 0° para o ponto de fusão da água e 100° para o ponto de ebulição. E foi o botânico mais reconhecido da sua época, sendo também conhecido pelos seus dotes literários.
O botânico ainda é o cientista da área das ciências naturais mais famoso da Suécia e a sua figura esteve presente nas notas suecas de 100 coroas entre 1985 e 2016.
Com informações, Times of Sweden.