Em vista da ameaça militar iraniana, os Estados Unidos estão enviando forças militares, incluindo caças, mísseis de defesa aérea e provavelmente mais de 500 soldados, para uma base aérea saudita.
Em 2003, os EUA saíram da Arábia Saudita, logo após o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein ser deposto.
O Ministério das Relações Exteriores saudita confirmou a vinda dos americanos. O próprio país anseia melhorar a segurança na região e entende que os soldados americanos podem ser de grande valia para isso.
“Também queremos mais cooperação militar com os Estados Unidos”, disse um membro da equipe do Departamento de Defesa à agência de notícias SPA.
De acordo com altos funcionários de defesa dos EUA, algumas tropas dos EUA e sistemas de mísseis antiaéreos da Patriot já chegaram à Base Aérea Prince Sultan, ao sul de Riad.
O acordo para o envio das forças militares americanas havia sido fechado em maio deste ano e, portanto, não seria uma reação ao último ataque iraniano de sexta-feira (19) contra um navio-tanque britânico no Golfo Pérsico.
Em uma declaração por escrito, o Comando Central dos EUA disse que a força militar na Arábia Saudita foi aprovada pelo Pentágono.
“Esse movimento de tropas tem um efeito extra de dissuasão e garante nossa capacidade de defender nossos interesses na região contra as crescentes ameaças”, disse o porta-voz do Comando Central.