Redes Sociais

Mundo

EUA recebem de Israel seu primeiro sistema de defesa antiaérea Cúpula de Ferro (Iron Dome)

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: Reprodução

O sistema de defesa contra mísseis Cúpula de Ferro (Iron Dome) é muito elogiado por proteger milhões de israelenses do lançamento de foguetes inimigos. Agora, os Estados Unidos também usufruirão da tecnologia israelense para defender as tropas americanas contra ameaças balísticas e aéreas.

Na quarta-feira (30), Israel entregou oficialmente a primeira de duas baterias de Iron Dome aos militares dos EUA.

O recebimento do sistema de defesa Iron Dome ocorre depois que os EUA assinaram um acordo com Israel em agosto de 2019 para obter as baterias.

Israel se pronunciou sobre a entrega da primeira bateria em um evento simbólico na Linha de Produção Iron Dome da Rafael Advanced Defense Systems.

“É um grande privilégio para o Estado de Israel entregar a primeira das duas baterias Iron Dome para o Exército dos EUA, para proteção das tropas americanas. O próprio fato de estarmos entregando a primeira bateria, um ano após a assinatura do acordo, é uma conquista em si – ao lado da produção para o benefício do Estado de Israel, atendemos aos requisitos dos militares dos EUA”, disse o chefe da Organização de Defesa de Mísseis de Israel.

Imagem: Ariel Hermoni/ Ministério da Defesa de Israel.

O ministro da Defesa, Benny Gantz, disse que Israel tem orgulho de ajudar a defender a vida dos americanos.

“O sistema Iron Dome, como parte do sistema de defesa antimísseis em várias camadas [de Israel], reflete a força do sistema de defesa israelense. Como resultado da eficácia desse sistema, muitas mortes foram evitadas na frente doméstica do sul de Israel, e isso tem um impacto significativo no campo de batalha. Tenho orgulho de que esse sistema avançado também protegerá as tropas do Exército dos EUA. Esta é uma conquista extraordinária tanto para o Ministério da Defesa quanto para as excelentes indústrias de defesa de Israel”, disse Gantz em um comunicado.

O Iron Dome, criado pela Rafael Advanced Defense Systems, está em operação desde 2011 e interceptou mais de 2.400 ameaças com uma taxa de sucesso de mais de 90%.

Pini Yungman, vice-presidente executivo da Rafael e chefe da Divisão de Defesa Aérea e de Mísseis da Rafael, disse que as duas baterias Iron Dome foram adaptadas especificamente para as necessidades militares dos EUA.

“O sistema Iron Dome que servirá aos militares dos EUA é adaptado de acordo com os requisitos dos EUA. Dito isso, suas capacidades de desempenho, como visto em Israel, permanecerão as mesmas. Começamos o projeto com uma série de testes e demonstrações no Campo de testes de ‘White Sands’ nos EUA. Até o momento, realizamos três demonstrações e interceptamos alvos escolhidos pelo Exército dos EUA para o sistema Iron Dome”, disse Yungman.

 

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

alan correa criação de sites