O prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, anunciou na quarta-feira (5) que irá instalar checkpoints (postos de controle policiais) em diversos acessos à cidade para questionar e coletar informações de visitantes com o objetivo de obrigá-los a cumprir a quarentena de 14 dias imposta pelo governador do estado, o também democrata Andrew Cuomo.
“Eles (visitantes) serão lembrados de que [a quarentena] é necessária, não opcional”, disse de Blasio na quarta-feira. “Isso é coisa séria. Se formos manter nesse nível [de contágio na cidade], a quarentena precisará ser imposta. “
O xerife de Nova York e outras autoridades disseram que vão instalar checkpoints na Penn Station (uma das maiores estações de trem do país), aeroportos, pontes, túneis e nas principais rodovias para questionar os viajantes sobre seus planos e “registrá-los”. Os policiais vão coletar informações sobre quais os propósitos da viagem e qual endereço onde o visitante estará hospedado durante a estadia na cidade.
Medida preocupa especialistas em liberdade civil
“Este é um plano ridículo, invasivo e profundamente perigoso”, afirmou Albert Fox Cahn, diretor executivo do Surveillance Technology Oversight Project, em comunicado, segundo a emissora FOX5. O prefeito está transformando essa pandemia em uma questão policial “.
A União das Liberdades Civis de Nova York disse que a medida é “preocupante”, dizendo que De Blasio não compartilhou detalhes sobre o que aconteceria nos postos de controle e como as informações confidenciais seriam protegidas.
“Sabemos que a polícia não deve ter nenhum papel no rastreamento de contatos – é ineficaz e levanta sérias questões sobre a aplicação desigual e quais informações serão obrigatórias”, disse Donna Lieberman, diretora executiva da NYCLU, à emissora NBC4.
Penalidades
Qualquer um que for pego quebrando a quarentena, de acordo com o prefeito, poderá receber uma multa de US$ 10.000. Indivíduos que se recusarem a preencher o formulário de viagem do Departamento de Saúde do Estado de Nova York estarão sujeitos a uma multa de US$ 2.000.
“Os checkpoints enviarão uma mensagem muito poderosa de que essa quarentena é séria. Mesmo que não possamos alcançar todas as pessoas, acho que transmitirá a mensagem”, disse de Blasio.
As equipes de testagem e rastreamento já fizeram quase 90.000 ligações para viajantes afetados pela ordem de quarentena e quase 21.000 mensagens de texto. já foram enviadas, de acordo com o prefeito.