Os EUA não estão registrando qualquer aumento nos casos de coronavírus nos condados e estados que iniciaram o processo de reabertura de suas economias, apesar da boa notícia, ainda é muito cedo para determinar essa tendência, disse o secretário de saúde Alex Azar, no último domingo, em entrevista para a CNN.
“Estamos vendo que em lugares que estão abrindo, não estamos vendo esse aumento nos casos”, disse Azar no programa “Estado da União” da CNN. “Ainda vemos picos em algumas áreas que estão fechadas.”, completou.
Segundo o secretário, uma parte crítica no processo de reabertura é o monitoramento de sintomas semelhantes aos da gripe na população e a coleta de informações nas internações hospitalares, bem como o teste de indivíduos assintomáticos, disse ele.
Quase todos os 50 estados americanos começaram a permitir que empresas reabram e os residentes saiam às ruas com mais liberdade. Em muitos estados o processo de reabertura está sendo realizado em fases, por ramo de atividade e priorizando condados menos atingidos pelo vírus chinês.