Redes Sociais

Estados Unidos

EUA enviam tropas para reforçar segurança na fronteira com o México

Guilherme L. Campos

Publicado

em

Militares americanos estão sendo enviados para duas portas de entrada entre os Estados Unidos e o México. Os postos de El Paso, no Texas, e San Ysidro, na Califórnia, vão receber o reforço após uma decisão judicial ter derrubado a política conhecida por “Remain in Mexico” (ou “Permaneça no México”, em português) que determinava que todo solicitante de asilo na fronteira aguardasse a análise do caso no México, e não dentro dos EUA.

A medida visava impedir uma prática muito comum em que imigrantes que aplicavam para asilo permaneciam ilegalmente nos EUA após ter seu pedido de asilo negado.

Desde que entrou em vigor há mais de um ano, cerca de 60.000 solicitantes de asilo começaram a se refugiar no México enquanto aguardavam uma possível autorização de entrada nos EUA.

Com a derrubada dessa política implementada pela administração de Donald Trump, cresceu o temor que imigrantes voltem a encher a fronteira com pedidos de asilos enquanto ganham o direito de aguardar a análise em solo americano.

A Casa Branca já entrou com recurso contra o tribunal responsável pela derrubada da política. O Departamento de Justiça divulgou um comunicado dizendo que “a decisão ignora a autoridade constitucional do Congresso e da administração [federal]”.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Católico, Conservador, Correspondente Internacional, Observador Político e criador do 'Direto da América'. Atualmente vive no estado da Pensilvânia, Estados Unidos.

alan correa criação de sites