Os episódios que ficaram conhecidos como “Caso Varginha” envolveram avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) e capturas de seres que não pareciam humanos ou animais.
Esses acontecimentos fizeram com que o município localizado no interior de Minas Gerais ficasse mundialmente conhecido como “a cidade do ET” e virasse um dos locais de maior relevância no cenário da ufologia mundial.
Desde então, relatos por parte da população e estudos difundidos pelas mídias nacional e estrangeira fizeram com que Varginha se moldasse em torno do episódio, inclusive atraindo turistas.
A nota da prefeitura diz que “diversas ações foram feitas no sentido da construção dessa imagem, tais como a projeção de bens arquitetônicos e mobiliários urbanos” relacionados a extraterrestres e OVNIs, a exemplo do Memorial do ET, inaugurado em 2022.
Nesse contexto, ainda conforme o Executivo municipal, o registro do episódio como Patrimônio Imaterial Local deve ajudar a manter a memória do acontecimento, bem como direcionar o foco para a educação patrimonial.
“O caso do ET tornou nossa cidade mundialmente conhecida. Hoje recebemos a visita de turistas de toda parte do mundo, estudiosos do caso propagam o incidente de Varginha e cabe a nós, gestores públicos, zelar por este visitante ilustre que escolheu nossa cidade para se aportar”, disse o prefeito Vérdi Melo (Avante).